Contexto: O conhecimento de algoritmos e lógica de programação é a base para a programação de computadores. Por outro lado, as Metodologias Ativas (MA) têm se mostrado efetivas para facilitar a absorção do conhecimento por meio de um processo ensino-aprendizagem significativo. Porém, o ensino dos conceitos básicos de programação de computadores ao nível de graduação ainda se vale em grande parte de aulas expositivas e exercícios matemáticos, que não contribuem para o aprendizado de uma disciplina que já possui barreiras e dificuldades naturais. Objetivo: Apresentar uma proposta de aulas para uma disciplina de algoritmos em lógica de programação fundamentada em exercícios práticos baseados em problemas cotidianos e em jogos, utilizando conceitos de MA. Método: Foram desenvolvidos exercícios de acordo com cada conceito ensinado, aplicados em sala de aula para uma turma de primeiro período na graduação em Sistemas de Informação do CEFET/RJ, campus Maria da Graça. Os exercícios foram implementados utilizando Portugol Studio, um compilador para fins didáticos. Resultados: A utilização dessa abordagem de aula resultou em boa absorção do conteúdo, medido por meio de exercícios teóricos e práticos. Além disso, foi alto o índice de aprovação dos alunos, assim como o índice de satisfação dos mesmos quanto ao método de ensino e ao entendimento do conteúdo, medido qualitativamente e quantitativamente por meio de questionários enviados ao final de cada aula e ao final da disciplina. Conclusão: A utilização de exercícios práticos, baseados em problemas cotidianos e em jogos, para o ensino de algoritmos e lógica de programação facilita o entendimento do conteúdo e do pensamento estruturado. O presente trabalho pode ser utilizado como estudo de caso, oferecendo diversos exercícios como exemplos de aplicação que podem ser adaptadas para outros contextos, tendo obtido resultados satisfatórios tanto para o aprendizado quanto para a satisfação dos alunos.