Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXERCÍCIOS SIGNIFICATIVOS PARA ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO EM CURSO DE GRADUAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112979
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5825
    "inscrito_id" => 15817
    "titulo" => "EXERCÍCIOS SIGNIFICATIVOS PARA ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO EM CURSO DE GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "Contexto: O conhecimento de algoritmos e lógica de programação é a base para a programação de computadores. Por outro lado, as Metodologias Ativas (MA) têm se mostrado efetivas para facilitar a absorção do conhecimento por meio de um processo ensino-aprendizagem significativo. Porém, o ensino dos conceitos básicos de programação de computadores ao nível de graduação ainda se vale em grande parte de aulas expositivas e exercícios matemáticos, que não contribuem para o aprendizado de uma disciplina que já possui barreiras e dificuldades naturais. Objetivo: Apresentar uma proposta de aulas para uma disciplina de algoritmos em lógica de programação fundamentada em exercícios práticos baseados em problemas cotidianos e em jogos, utilizando conceitos de MA. Método: Foram desenvolvidos exercícios de acordo com cada conceito ensinado, aplicados em sala de aula para uma turma de primeiro período na graduação em Sistemas de Informação do CEFET/RJ, campus Maria da Graça. Os exercícios foram implementados utilizando Portugol Studio, um compilador para fins didáticos. Resultados: A utilização dessa abordagem de aula resultou em boa absorção do conteúdo, medido por meio de exercícios teóricos e práticos. Além disso, foi alto o índice de aprovação dos alunos, assim como o índice de satisfação dos mesmos quanto ao método de ensino e ao entendimento do conteúdo, medido qualitativamente e quantitativamente por meio de questionários enviados ao final de cada aula e ao final da disciplina. Conclusão: A utilização de exercícios práticos, baseados em problemas cotidianos e em jogos, para o ensino de algoritmos e lógica de programação facilita o entendimento do conteúdo e do pensamento estruturado. O presente trabalho pode ser utilizado como estudo de caso, oferecendo diversos exercícios como exemplos de aplicação que podem ser adaptadas para outros contextos, tendo obtido resultados satisfatórios tanto para o aprendizado quanto para a satisfação dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15817_TB5825_30092024144552.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VLADIMIR MARQUES ERTHAL"
    "autor_nome_curto" => "VLADIMIR ERTHAL"
    "autor_email" => "vladimirerthal@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112979
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5825
    "inscrito_id" => 15817
    "titulo" => "EXERCÍCIOS SIGNIFICATIVOS PARA ENSINO DE ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO EM CURSO DE GRADUAÇÃO"
    "resumo" => "Contexto: O conhecimento de algoritmos e lógica de programação é a base para a programação de computadores. Por outro lado, as Metodologias Ativas (MA) têm se mostrado efetivas para facilitar a absorção do conhecimento por meio de um processo ensino-aprendizagem significativo. Porém, o ensino dos conceitos básicos de programação de computadores ao nível de graduação ainda se vale em grande parte de aulas expositivas e exercícios matemáticos, que não contribuem para o aprendizado de uma disciplina que já possui barreiras e dificuldades naturais. Objetivo: Apresentar uma proposta de aulas para uma disciplina de algoritmos em lógica de programação fundamentada em exercícios práticos baseados em problemas cotidianos e em jogos, utilizando conceitos de MA. Método: Foram desenvolvidos exercícios de acordo com cada conceito ensinado, aplicados em sala de aula para uma turma de primeiro período na graduação em Sistemas de Informação do CEFET/RJ, campus Maria da Graça. Os exercícios foram implementados utilizando Portugol Studio, um compilador para fins didáticos. Resultados: A utilização dessa abordagem de aula resultou em boa absorção do conteúdo, medido por meio de exercícios teóricos e práticos. Além disso, foi alto o índice de aprovação dos alunos, assim como o índice de satisfação dos mesmos quanto ao método de ensino e ao entendimento do conteúdo, medido qualitativamente e quantitativamente por meio de questionários enviados ao final de cada aula e ao final da disciplina. Conclusão: A utilização de exercícios práticos, baseados em problemas cotidianos e em jogos, para o ensino de algoritmos e lógica de programação facilita o entendimento do conteúdo e do pensamento estruturado. O presente trabalho pode ser utilizado como estudo de caso, oferecendo diversos exercícios como exemplos de aplicação que podem ser adaptadas para outros contextos, tendo obtido resultados satisfatórios tanto para o aprendizado quanto para a satisfação dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15817_TB5825_30092024144552.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VLADIMIR MARQUES ERTHAL"
    "autor_nome_curto" => "VLADIMIR ERTHAL"
    "autor_email" => "vladimirerthal@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Contexto: O conhecimento de algoritmos e lógica de programação é a base para a programação de computadores. Por outro lado, as Metodologias Ativas (MA) têm se mostrado efetivas para facilitar a absorção do conhecimento por meio de um processo ensino-aprendizagem significativo. Porém, o ensino dos conceitos básicos de programação de computadores ao nível de graduação ainda se vale em grande parte de aulas expositivas e exercícios matemáticos, que não contribuem para o aprendizado de uma disciplina que já possui barreiras e dificuldades naturais. Objetivo: Apresentar uma proposta de aulas para uma disciplina de algoritmos em lógica de programação fundamentada em exercícios práticos baseados em problemas cotidianos e em jogos, utilizando conceitos de MA. Método: Foram desenvolvidos exercícios de acordo com cada conceito ensinado, aplicados em sala de aula para uma turma de primeiro período na graduação em Sistemas de Informação do CEFET/RJ, campus Maria da Graça. Os exercícios foram implementados utilizando Portugol Studio, um compilador para fins didáticos. Resultados: A utilização dessa abordagem de aula resultou em boa absorção do conteúdo, medido por meio de exercícios teóricos e práticos. Além disso, foi alto o índice de aprovação dos alunos, assim como o índice de satisfação dos mesmos quanto ao método de ensino e ao entendimento do conteúdo, medido qualitativamente e quantitativamente por meio de questionários enviados ao final de cada aula e ao final da disciplina. Conclusão: A utilização de exercícios práticos, baseados em problemas cotidianos e em jogos, para o ensino de algoritmos e lógica de programação facilita o entendimento do conteúdo e do pensamento estruturado. O presente trabalho pode ser utilizado como estudo de caso, oferecendo diversos exercícios como exemplos de aplicação que podem ser adaptadas para outros contextos, tendo obtido resultados satisfatórios tanto para o aprendizado quanto para a satisfação dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.