A ação humana vem sendo um elemento fundamental na ordem natural do planeta Terra, que vem causando perdas irreparáveis de biodiversidade ao longo de todos os ecossistemas do globo. Um dos principais recursos para o combate ao processo de perda dessa diversidade biológica é a Educação Ambiental. Nessa questão, a disciplina de Biologia torna-se fundamental para a construção de uma consciência ecológica-ambiental da população. Para tanto, um dos recursos didáticos disponivel para o processo de conscientização é a utilização de áreas verdes, esses espaços proporcionam uma maior aproximação e compreensão dos ecossistemas que rodeiam os estudantes, além de disponibilizarem recintos onde podem ser observados os conteúdos trabalhados dentro de sala de aula. Tendo em vista tais implicações, o estudo buscou analisar a relevância das práticas vivenciadas em áreas verdes no ensino de Biologia, de forma a inferir as implicações tanto didático-pedagógicas destas quanto às consequências socioambientais adquiridas com estas experiências. Do ponto de vista teórico-metodológico utilizou-se uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa e descritiva. Os resultados da pesquisa apontaram que as contribuições epistemológicas e socioambientais do ensino de Biologia relacionadas às áreas verdes constituem-se relevantes para o quadro de emergência global vivenciado hoje, de modo que a vivência dessas práticas proporciona aos estudantes uma maior enculturação ambiental e o desenvolvimento de um pensamento ecológico eticamente responsável.