A Psicologia Cognitiva explica a compreensão leitora como complexa e multifacetada, já que abrange processos de diferentes níveis e depende de habilidades leitoras preditoras para seu sucesso, como a decodificação e a fluência. No contexto escolar e de ensino superior, a compreensão representa uma ferramenta fundamental de aquisição de novos conhecimentos. A avaliação da compreensão não é direta, e depende de instrumentos e tarefas que enfatizem a multicomponencialidade dessa habilidade. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do estudo piloto de um instrumento de avaliação de compreensão destinado a estudantes do ensino médio e universitários, que utiliza tarefas de reconto oral, questionário objetivo e leitura oral, incluindo medidas de fluência leitora Busca explorar as relações existentes entre fluência e compreensão leitora nesta faixa etária e nível de escolaridade. Para tanto, foram correlacionados os escores em compreensão e em fluência dos participantes, utilizando as medidas do instrumento de compreensão e de uma tarefa Cloze. Participaram desse estudo 37 estudantes, distribuídos entre ensino médio e superior. O estudo foi conduzido em Porto Alegre, RS, e Belo Horizonte, MG, no ano de 2023. Os dados foram analisados no programa SPSS. Por meio dos testes de correlação de Spearman, verificou-se que a prosódia e a precisão, aspectos da fluência leitora, apresentaram correlações significativas moderadas com medidas de compreensão obtidas através da tarefa Cloze e do instrumento de compreensão. Tais resultados parecem indicar que a relação entre o desempenho em fluência leitora e o desempenho em compreensão se mantém na adolescência e na idade adulta.