LUDICIDADE E ENSINO DE IMUNOLOGIA: CAMINHOS PARA UM ENSINO MAIS ENVOLVENTE E A APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113481 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6573 "inscrito_id" => 5575 "titulo" => "LUDICIDADE E ENSINO DE IMUNOLOGIA: CAMINHOS PARA UM ENSINO MAIS ENVOLVENTE E A APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA" "resumo" => "O ensino da imunologia, ciência complexa e necessária nos cursos da área da saúde, frequentemente enfrenta dificuldades devido ao conteúdo teórico extenso e abstrato. Nesse sentido, a ludicidade apresenta-se como estratégia pedagógica inovadora e eficaz, capaz de transformar o aprendizado em uma experiência mais dinâmica e envolvente. Este estudo explora a importância da produção de jogos no ensino da imunologia, refletindo também sobre o impacto dessa abordagem na minha formação enquanto futura educadora. Nesse contexto, desenvolvemos dois jogos didáticos a serem utilizados como ferramentas complementares às aulas expositivas. A criação desses jogos envolveu várias etapas, a saber: seleção dos conteúdos, design das dinâmicas de jogo e projeção de materiais visuais e interativos. Os materiais didáticos produzidos foram intitulados: “Quebra-cabeça da imunidade” e "Dominulogia ", ambos aplicados em turmas da graduação em Ciências Biológicas e Biotecnologia. O primeiro trata-se de um jogo de quebra-cabeça que contém peças que explicam os processos da resposta imunológica contra protozoários. O segundo é um jogo de dominó que ensina sobre o processamento e apresentação de antígenos pelas células de defesa e aspectos importantes da imunidade adaptativa. Já é descrito na literatura que a implementação de jogos em um ambiente educacional é altamente benéfica, uma vez que os alunos apresentam maior interação e otimização na compreensão dos conceitos. Assim como a criação e a aplicação desses jogos são importantes para formação docente, enquanto futura professora. Essa experiência de desenvolver recursos pedagógicos inovadores e observar o impacto positivo no aprendizado dos alunos reforçou minha motivação e entusiasmo pela docência, destacando a importância de métodos de ensino criativos. Em resumo, a ludicidade mostra-se como ferramenta valiosa e impulsionadora para o ensino da imunologia, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente, contribuindo significativamente para minha formação profissional, oportunizando-me a enfrentar os desafios do ensino com soluções criativas e eficazes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5575_TB6573_17102024104525.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA ELEN DE SOUZA ALVES" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "biancaelen@alu.ufc.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113481 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6573 "inscrito_id" => 5575 "titulo" => "LUDICIDADE E ENSINO DE IMUNOLOGIA: CAMINHOS PARA UM ENSINO MAIS ENVOLVENTE E A APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICA" "resumo" => "O ensino da imunologia, ciência complexa e necessária nos cursos da área da saúde, frequentemente enfrenta dificuldades devido ao conteúdo teórico extenso e abstrato. Nesse sentido, a ludicidade apresenta-se como estratégia pedagógica inovadora e eficaz, capaz de transformar o aprendizado em uma experiência mais dinâmica e envolvente. Este estudo explora a importância da produção de jogos no ensino da imunologia, refletindo também sobre o impacto dessa abordagem na minha formação enquanto futura educadora. Nesse contexto, desenvolvemos dois jogos didáticos a serem utilizados como ferramentas complementares às aulas expositivas. A criação desses jogos envolveu várias etapas, a saber: seleção dos conteúdos, design das dinâmicas de jogo e projeção de materiais visuais e interativos. Os materiais didáticos produzidos foram intitulados: “Quebra-cabeça da imunidade” e "Dominulogia ", ambos aplicados em turmas da graduação em Ciências Biológicas e Biotecnologia. O primeiro trata-se de um jogo de quebra-cabeça que contém peças que explicam os processos da resposta imunológica contra protozoários. O segundo é um jogo de dominó que ensina sobre o processamento e apresentação de antígenos pelas células de defesa e aspectos importantes da imunidade adaptativa. Já é descrito na literatura que a implementação de jogos em um ambiente educacional é altamente benéfica, uma vez que os alunos apresentam maior interação e otimização na compreensão dos conceitos. Assim como a criação e a aplicação desses jogos são importantes para formação docente, enquanto futura professora. Essa experiência de desenvolver recursos pedagógicos inovadores e observar o impacto positivo no aprendizado dos alunos reforçou minha motivação e entusiasmo pela docência, destacando a importância de métodos de ensino criativos. Em resumo, a ludicidade mostra-se como ferramenta valiosa e impulsionadora para o ensino da imunologia, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente, contribuindo significativamente para minha formação profissional, oportunizando-me a enfrentar os desafios do ensino com soluções criativas e eficazes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5575_TB6573_17102024104525.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA ELEN DE SOUZA ALVES" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "biancaelen@alu.ufc.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }