O ensino da imunologia, ciência complexa e necessária nos cursos da área da saúde, frequentemente enfrenta dificuldades devido ao conteúdo teórico extenso e abstrato. Nesse sentido, a ludicidade apresenta-se como estratégia pedagógica inovadora e eficaz, capaz de transformar o aprendizado em uma experiência mais dinâmica e envolvente. Este estudo explora a importância da produção de jogos no ensino da imunologia, refletindo também sobre o impacto dessa abordagem na minha formação enquanto futura educadora. Nesse contexto, desenvolvemos dois jogos didáticos a serem utilizados como ferramentas complementares às aulas expositivas. A criação desses jogos envolveu várias etapas, a saber: seleção dos conteúdos, design das dinâmicas de jogo e projeção de materiais visuais e interativos. Os materiais didáticos produzidos foram intitulados: “Quebra-cabeça da imunidade” e "Dominulogia ", ambos aplicados em turmas da graduação em Ciências Biológicas e Biotecnologia. O primeiro trata-se de um jogo de quebra-cabeça que contém peças que explicam os processos da resposta imunológica contra protozoários. O segundo é um jogo de dominó que ensina sobre o processamento e apresentação de antígenos pelas células de defesa e aspectos importantes da imunidade adaptativa. Já é descrito na literatura que a implementação de jogos em um ambiente educacional é altamente benéfica, uma vez que os alunos apresentam maior interação e otimização na compreensão dos conceitos. Assim como a criação e a aplicação desses jogos são importantes para formação docente, enquanto futura professora. Essa experiência de desenvolver recursos pedagógicos inovadores e observar o impacto positivo no aprendizado dos alunos reforçou minha motivação e entusiasmo pela docência, destacando a importância de métodos de ensino criativos. Em resumo, a ludicidade mostra-se como ferramenta valiosa e impulsionadora para o ensino da imunologia, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente, contribuindo significativamente para minha formação profissional, oportunizando-me a enfrentar os desafios do ensino com soluções criativas e eficazes.