Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO COMPONENTE INTEGRADOR MUNICIPAL INTEGRANTE DO MODELO MAIS INTEGRAL PARA FORTALECIMENTO DO APRENDIZADO NAS UNIDADES MAIS INTEGRAL (UMI’S).

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Modelo Institucional Mais Integral foi implementado no estado do Maranhão em julho de 2021, concedendo assessoria técnico-pedagógica para o ensino fundamental ligada às Secretarias Municipais de Educação, passando por uma reformulação em 2023 com o acréscimo da disciplina Componente Integrador Municipal. Implementado, atualmente, em 168 Unidades Mais Integral (UMIs), o Componente Municipal Integrador é ministrado por 168 docentes. A presente proposta de pesquisa caracteriza-se por uma abordagem exploratória que se estruturou a partir de um estudo de caso envolvendo o universo de um terço das escolas ofertantes do Componente Curricular Integrador Municipal nos municípios aderentes ao regime de colaboração com a Equipe de Implantação Mais Integral SEDUC. Foi possível identificar diferentes categorias de oferta das unidades temáticas que compõem o referido componente curricular tais como: temáticas relativas às características específicas do município ou comunidade local (Cultura, História, Geografia local); e, temáticas de interesses geral e/ou inerentes aos Temas transversais da BNCC (Robótica, Dança, Informática, Línguas Estrangeiras, Educação Ambiental, Educação para o Consumo, Educação Financeira e Empreendedora, Educação Fiscal, Educação Alimentar e Nutricional e etc.). Constatou-se que o Componente Integrador Municipal possui, dentro do Modelo Institucional Mais Integral, a carga horária de 1h/a semanal, no 6° e 7° anos do ensino fundamental, totalizando 40 horas anuais. Constatou-se, ainda, que a habilitação e qualificação do docente para ministrar a disciplina deve ser compatível com as aprendizagens pretendidas no componente, segundo prerrogativas previstas pela equipe de implantação estadual. Por fim, identificou-se que a referida proposta de inovação curricular inserida no Modelo Institucional Mais Integral, colabora com a garantia de um viés de valorização dos saberes do território, ainda que em um processo de modelagem pedagógica em nível estadual, fortalecendo a formação integral em tempo integral nas Unidades no universo da pesquisa.

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