As tecnologias digitais estão cada vez mais integradas ao cotidiano, contribuindo para a realização de diversas atividades. No contexto escolar, essa integração cria uma crescente necessidade da inserção de práticas pedagógicas que incorporem tecnologias em sala de aula. Atentos à esta demanda, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Objetos Educacionais Digitais em Ciências - GEPETOED da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estuda e desenvolve pesquisas para produzir materiais didáticos e objetos educacionais digitais utilizando os recursos tecnológicos de acesso livre para que professores da educação básica e do ensino superior possam utilizar tecnologias digitais em sua prática educativa. A pesquisa objeto deste trabalho se deu no no âmbito do Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) da UFPI com objetivo explorar o potencial da plataforma WordWall para elaboração de jogos e a plataforma Canva para produzir planos e sequências de aula, atividades, slides e jogos educativos. A metodologia adotada consistiu primeiramente, da revisão da literatura sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de Ciências da Natureza. Em seguida, foram planejados e produzidos recursos didáticos utilizando as plataformas WordWall e o Canva. Os resultados evidenciam que as plataformas apresentam um bom impacto no desenvolvimento profissional e o potencial de usabilidade no contexto educacional. Os recursos didáticos desenvolvidos demonstraram ser eficazes para promover uma aprendizagem efetiva e engajadora dos conteúdos de Ciências da Natureza. A pesquisa também revela a importância da continuidade de estudos em outras plataformas de acesso livre para ampliar os recursos tecnológicos na área de Ciências da Natureza.