Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA A PARTIR DE PLATAFORMAS DE ACESSO LIVRE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112973 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5818 "inscrito_id" => 15043 "titulo" => "PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA A PARTIR DE PLATAFORMAS DE ACESSO LIVRE" "resumo" => "As tecnologias digitais estão cada vez mais integradas ao cotidiano, contribuindo para a realização de diversas atividades. No contexto escolar, essa integração cria uma crescente necessidade da inserção de práticas pedagógicas que incorporem tecnologias em sala de aula. Atentos à esta demanda, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Objetos Educacionais Digitais em Ciências - GEPETOED da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estuda e desenvolve pesquisas para produzir materiais didáticos e objetos educacionais digitais utilizando os recursos tecnológicos de acesso livre para que professores da educação básica e do ensino superior possam utilizar tecnologias digitais em sua prática educativa. A pesquisa objeto deste trabalho se deu no no âmbito do Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) da UFPI com objetivo explorar o potencial da plataforma WordWall para elaboração de jogos e a plataforma Canva para produzir planos e sequências de aula, atividades, slides e jogos educativos. A metodologia adotada consistiu primeiramente, da revisão da literatura sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de Ciências da Natureza. Em seguida, foram planejados e produzidos recursos didáticos utilizando as plataformas WordWall e o Canva. Os resultados evidenciam que as plataformas apresentam um bom impacto no desenvolvimento profissional e o potencial de usabilidade no contexto educacional. Os recursos didáticos desenvolvidos demonstraram ser eficazes para promover uma aprendizagem efetiva e engajadora dos conteúdos de Ciências da Natureza. A pesquisa também revela a importância da continuidade de estudos em outras plataformas de acesso livre para ampliar os recursos tecnológicos na área de Ciências da Natureza.As tecnologias digitais estão cada vez mais integradas ao cotidiano, contribuindo para a realização de diversas atividades. No contexto escolar, essa integração" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15043_TB5818_27102024084849.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO VINICIUS SOUSA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "p.vinicius.98@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112973 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5818 "inscrito_id" => 15043 "titulo" => "PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA A PARTIR DE PLATAFORMAS DE ACESSO LIVRE" "resumo" => "As tecnologias digitais estão cada vez mais integradas ao cotidiano, contribuindo para a realização de diversas atividades. No contexto escolar, essa integração cria uma crescente necessidade da inserção de práticas pedagógicas que incorporem tecnologias em sala de aula. Atentos à esta demanda, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Objetos Educacionais Digitais em Ciências - GEPETOED da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estuda e desenvolve pesquisas para produzir materiais didáticos e objetos educacionais digitais utilizando os recursos tecnológicos de acesso livre para que professores da educação básica e do ensino superior possam utilizar tecnologias digitais em sua prática educativa. A pesquisa objeto deste trabalho se deu no no âmbito do Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) da UFPI com objetivo explorar o potencial da plataforma WordWall para elaboração de jogos e a plataforma Canva para produzir planos e sequências de aula, atividades, slides e jogos educativos. A metodologia adotada consistiu primeiramente, da revisão da literatura sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de Ciências da Natureza. Em seguida, foram planejados e produzidos recursos didáticos utilizando as plataformas WordWall e o Canva. Os resultados evidenciam que as plataformas apresentam um bom impacto no desenvolvimento profissional e o potencial de usabilidade no contexto educacional. Os recursos didáticos desenvolvidos demonstraram ser eficazes para promover uma aprendizagem efetiva e engajadora dos conteúdos de Ciências da Natureza. A pesquisa também revela a importância da continuidade de estudos em outras plataformas de acesso livre para ampliar os recursos tecnológicos na área de Ciências da Natureza.As tecnologias digitais estão cada vez mais integradas ao cotidiano, contribuindo para a realização de diversas atividades. No contexto escolar, essa integração" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15043_TB5818_27102024084849.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO VINICIUS SOUSA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "PAULO" "autor_email" => "p.vinicius.98@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As tecnologias digitais estão cada vez mais integradas ao cotidiano, contribuindo para a realização de diversas atividades. No contexto escolar, essa integração cria uma crescente necessidade da inserção de práticas pedagógicas que incorporem tecnologias em sala de aula. Atentos à esta demanda, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Objetos Educacionais Digitais em Ciências - GEPETOED da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estuda e desenvolve pesquisas para produzir materiais didáticos e objetos educacionais digitais utilizando os recursos tecnológicos de acesso livre para que professores da educação básica e do ensino superior possam utilizar tecnologias digitais em sua prática educativa. A pesquisa objeto deste trabalho se deu no no âmbito do Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) da UFPI com objetivo explorar o potencial da plataforma WordWall para elaboração de jogos e a plataforma Canva para produzir planos e sequências de aula, atividades, slides e jogos educativos. A metodologia adotada consistiu primeiramente, da revisão da literatura sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de Ciências da Natureza. Em seguida, foram planejados e produzidos recursos didáticos utilizando as plataformas WordWall e o Canva. Os resultados evidenciam que as plataformas apresentam um bom impacto no desenvolvimento profissional e o potencial de usabilidade no contexto educacional. Os recursos didáticos desenvolvidos demonstraram ser eficazes para promover uma aprendizagem efetiva e engajadora dos conteúdos de Ciências da Natureza. A pesquisa também revela a importância da continuidade de estudos em outras plataformas de acesso livre para ampliar os recursos tecnológicos na área de Ciências da Natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.