O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de professores do ensino fundamental sobre a indisciplina em sala de aula a fim de identificar suas concepções e as estratégias utilizadas no seu enfrentamento em sala de aula. Os participantes foram sete professoras do ensino fundamental de uma escola da rede particular de ensino, no município de Fortaleza. Adotamos a teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Para analisar as respostas foi realizado um estudo bibliográfico sobre a indisciplina escolar, do ponto de vista de diversos autores como Aquino (1996), Barbosa (2009), Garcia (1999 e 2009), La Taille (1996 e 2000), entre outros. Justifica-se este estudo pela crise nos valores morais, de autoridade e nas relações entre professores e alunos que refletem diretamente no cotidiano escolar, tornando-se tema imprescindível aos professores, aos pais e a todos que, de alguma forma, estão envolvidos no processo educacional. Outra justificativa é auxiliar os professores a refletir sobre essa temática, pois apesar do avanço nos estudos e pesquisas sobre a indisciplina, os professores não sentem-se preparados para lidar com esse fenômeno. Os resultados indicaram que as representações sociais das professoras sobre a indisciplina parecem ser atribuídas, na maioria das vezes, à responsabilização do aluno e da família e está relacionada principalmente à aquisição de regras e limites. Desse modo, sentimos quanto é importante oferecer subsídios ao professor para lidar com mais segurança e autonomia com a indisciplina escolar.