INDISCIPLINA NA ESCOLA: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ESSE FENÔMENO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112421 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5042 "inscrito_id" => 5137 "titulo" => "INDISCIPLINA NA ESCOLA: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ESSE FENÔMENO" "resumo" => "O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de professores do ensino fundamental sobre a indisciplina em sala de aula a fim de identificar suas concepções e as estratégias utilizadas no seu enfrentamento em sala de aula. Os participantes foram sete professoras do ensino fundamental de uma escola da rede particular de ensino, no município de Fortaleza. Adotamos a teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Para analisar as respostas foi realizado um estudo bibliográfico sobre a indisciplina escolar, do ponto de vista de diversos autores como Aquino (1996), Barbosa (2009), Garcia (1999 e 2009), La Taille (1996 e 2000), entre outros. Justifica-se este estudo pela crise nos valores morais, de autoridade e nas relações entre professores e alunos que refletem diretamente no cotidiano escolar, tornando-se tema imprescindível aos professores, aos pais e a todos que, de alguma forma, estão envolvidos no processo educacional. Outra justificativa é auxiliar os professores a refletir sobre essa temática, pois apesar do avanço nos estudos e pesquisas sobre a indisciplina, os professores não sentem-se preparados para lidar com esse fenômeno. Os resultados indicaram que as representações sociais das professoras sobre a indisciplina parecem ser atribuídas, na maioria das vezes, à responsabilização do aluno e da família e está relacionada principalmente à aquisição de regras e limites. Desse modo, sentimos quanto é importante oferecer subsídios ao professor para lidar com mais segurança e autonomia com a indisciplina escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID5137_TB5042_23052024114936.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LOURDEJANE LOPES SIEBRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "lourdejanesiebra@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112421 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5042 "inscrito_id" => 5137 "titulo" => "INDISCIPLINA NA ESCOLA: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ESSE FENÔMENO" "resumo" => "O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais de professores do ensino fundamental sobre a indisciplina em sala de aula a fim de identificar suas concepções e as estratégias utilizadas no seu enfrentamento em sala de aula. Os participantes foram sete professoras do ensino fundamental de uma escola da rede particular de ensino, no município de Fortaleza. Adotamos a teoria das Representações Sociais como referencial teórico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semiestruturadas. Para analisar as respostas foi realizado um estudo bibliográfico sobre a indisciplina escolar, do ponto de vista de diversos autores como Aquino (1996), Barbosa (2009), Garcia (1999 e 2009), La Taille (1996 e 2000), entre outros. Justifica-se este estudo pela crise nos valores morais, de autoridade e nas relações entre professores e alunos que refletem diretamente no cotidiano escolar, tornando-se tema imprescindível aos professores, aos pais e a todos que, de alguma forma, estão envolvidos no processo educacional. Outra justificativa é auxiliar os professores a refletir sobre essa temática, pois apesar do avanço nos estudos e pesquisas sobre a indisciplina, os professores não sentem-se preparados para lidar com esse fenômeno. Os resultados indicaram que as representações sociais das professoras sobre a indisciplina parecem ser atribuídas, na maioria das vezes, à responsabilização do aluno e da família e está relacionada principalmente à aquisição de regras e limites. Desse modo, sentimos quanto é importante oferecer subsídios ao professor para lidar com mais segurança e autonomia com a indisciplina escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID5137_TB5042_23052024114936.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LOURDEJANE LOPES SIEBRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "lourdejanesiebra@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }