Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO ESTUDO DE CASO COMO MÉTODO AVALIATIVO NO COMPONENTE CURRICULAR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (BIOLOGIA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação no Brasil vem ao longo das últimas décadas passando por diversas transformações, dentre elas a chegada do Novo Ensino Médio, que trouxe consigo a implementação de disciplinas eletivas no currículo das escolas, fazendo-se necessário que os professores inovem seus métodos avaliativos. Desta forma, o objetivo deste trabalho é demonstrar que o estudo de caso se caracteriza como um método avaliativo investigativo que viabiliza e ajuda os docentes a recolherem informações pertinentes para conciliar saberes à prática, auxiliando assim o processo de ensino. Com isso, toda ação pedagógica ocorreu no 4° Colégio da Polícia Militar Ministro Jarbas Passarinho (Sobral-CE), onde o residente pedagógico do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, está inserido. Dito isto, a metodologia foi aplicada na eletiva de microbiologia, com o tema: “Doenças Virais”, ministrada para duas turmas de 1° ano do Ensino Médio, abordando a introdução do tema por meio da projeção de slides e concluindo com o processo avaliativo, utilizando a estratégia do estudo de caso. A sala foi dividida em quatro equipes, onde receberam os estudos de caso relacionadas as doenças estudadas. Eles precisavam interpretar e identificar as causas de transmissão, profilaxia e tratamento das enfermidades abordadas no referido caso. Diante disso, cada equipe debateu sobre um caso, chegando ao diagnóstico final, sendo posteriormente, lido e apresentado à turma. No final de cada apresentação, os estudantes sanaram suas dúvidas, sendo notório que o estudo de caso promoveu um bom trabalho em equipe, ao promover pesquisas, debates e reflexões sobre o assunto, bem como o acerto significativo de todas as equipes relacionados a cada caso. Logo, é importante a inserção deste método principalmente na disciplina eletiva de microbiologia, pois resulta de uma grande aliada para o processo avaliativo e desenvolvimento de uma aula crítica, dinâmica e que favorece o protagonismo estudantil.

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