Esta pesquisa tem por objetivo realizar uma análise da produção científica relacionada à gamificação aplicada ao ensino de língua inglesa no Brasil nos últimos 10 anos, com um foco específico no Ensino Fundamental - Anos Iniciais e Anos Finais. Foram examinados teses, artigos e demais trabalhos acadêmicos para entender como a temática é abordada ao longo deste período. Ao concentrar-se na produção acadêmica, a análise buscará destacar as práticas pedagógicas adotadas, avaliar as contribuições da gamificação para o processo de ensino e aprendizagem e identificar os avanços e desafios enfrentados pelos professores e alunos. Analisamos as abordagens (qualitativas, quantitativas e mistas) utilizadas, quais os métodos de pesquisas mais comuns, os teóricos-base, as regiões do Brasil em que os estudos foram realizados e o tipo ensino (público e privado). Além disso, analisamos o emprego de tecnologias digitais nas atividades gamificadas, os feedbacks dos alunos e seus resultados. Observamos que em 100% dos artigos selecionados foi utilizada a abordagem mista – a escolha predominante por abordagens metodológicas quali-quantitativas, que combinam análises quantitativas e qualitativas. Por meio desta abordagem, destacou-se a importância da subjetividade, das percepções individuais e das experiências dos alunos como elementos centrais para avaliar a eficácia e a adequação das práticas pedagógicas gamificadas. Também, observamos que dentre os tipos de métodos de pesquisa, a pesquisa-ação é o método mais popular e que representa 50% dos métodos utilizados para as produções analisadas.Entre os teóricos-base é observado que 43% são estrangeiros, enquanto 57% são do Brasil. Isso evidencia que há um certo equilíbrio entre os teóricos presentes nos estudos, mas sobretudo, a preferência por referências em território nacional. Tendo em vista esses achados, esperamos que a pesquisa contribua para o entendimento crítico do cenário educacional brasileiro em relação à integração de estratégias gamificadas no ensino de língua inglesa no nível fundamental.