As Funções Executivas (FE) podem ser definidas como um conjunto de habilidades que supervisionam e controlam os objetivos planejados, sendo consideradas habilidades superiores. O desenvolvimento FE apresenta íntima relação com a atividade física (AF), que regula e proporciona benefício físico e mental. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação do desenvolvimento das FE em crianças de 9 a 10 anos com o nível de atividade física. A metodologia utilizada foi caracterizada com descritiva, com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi composta por crianças de 9 a 10 anos matriculadas no 4° ano do Ensino Fundamental e os instrumentos para coleta de dados foram: entrevista estruturada, Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), Teste de Trilhas (TT), Teste de Wisconsin, Teste de Stroop e Teste de Torres de Londres. Os resultados da pesquisa demonstraram que o nível de atividade física e o desenvolvimento das funções executivas podem ocorrer mediante a intensificação da atividade física. E por meio dos testes neuropsicológicos e o questionário internacional de atividade física foi possível verificar a relação de atenção mais alta com o nível de AF mais ativo, demonstrando equiparação nos resultados. Enquanto a retenção da informação e AF não apresentou equivalência os resultados da MT, podendo dizer que não ocorreu influência. Os dados apresentam a flexibilidade cognitiva baixa quando o nível de atividade física menor.