O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, visando estimular e fortalecer a formação docente nos cursos de Licenciatura (Decreto nº 7.219 - 24/6/2010). Entre as propostas está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da Educação Básica com maior carência de professores com formação específica: Ciência e Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Física, Química, Biologia e Matemática para o Ensino Médio. O Programa, além do auxílio financeiro, promove a vivência de sala de aula aos licenciados já nos semestres iniciais de formação, proporcionando aos alunos a execução de atividades de observação e planejamento das aulas, desenvolvimento de metodologias de aprendizagem e experimentação. As atividades são desenvolvidas nas escolas da rede pública estadual e/ou municipal, sob orientação do coordenador de área, professor da Instituição de Ensino Superior, e supervisor da escola parceira. O Programa vem mostrando ser muito efetivo no que tange a permanência e êxitos dos licenciados, uma vez que permite a aplicação dos conhecimentos teóricos em um contexto real de ensino e aprendizagem, promovendo uma compreensão dos desafios enfrentados pelos educadores e das necessidades dos alunos. Além disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, de comunicação e empatia, preparando os futuros educadores para os desafios da profissão com confiança e competência. No IFCE-Campus Quixadá, os resultados não são diferentes; o PIBID vem deixando sua contribuição desde 2010 até os dias atuais, com 72 participantes do Programa. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar o impacto que o PIBID exerceu na formação dos seus egressos do curso de Licenciatura em Química, suas atuações no mercado de trabalho, os impactos positivos nas práticas e profissão, e a importância do Programa na formação profissional.