Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE - CAMPUS QUIXADÁ.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110198
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1888
    "inscrito_id" => 9142
    "titulo" => "O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE - CAMPUS QUIXADÁ."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, visando estimular e fortalecer a formação docente nos cursos de Licenciatura (Decreto nº 7.219 - 24/6/2010). Entre as propostas está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da Educação Básica com maior carência de professores com formação específica: Ciência e Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Física, Química, Biologia e Matemática para o Ensino Médio. O Programa, além do auxílio financeiro, promove a vivência de sala de aula aos licenciados já nos semestres iniciais de formação, proporcionando aos alunos a execução de atividades de observação e planejamento das aulas, desenvolvimento de metodologias de aprendizagem e experimentação. As atividades são desenvolvidas nas escolas da rede pública estadual e/ou municipal, sob orientação do coordenador de área, professor da Instituição de Ensino Superior, e supervisor da escola parceira. O Programa vem mostrando ser muito efetivo no que tange a permanência e êxitos dos licenciados, uma vez que permite a aplicação dos conhecimentos teóricos em um contexto real de ensino e aprendizagem, promovendo uma compreensão dos desafios enfrentados pelos educadores e das necessidades dos alunos. Além disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, de comunicação e empatia, preparando os futuros educadores para os desafios da profissão com confiança e competência. No IFCE-Campus Quixadá, os resultados não são diferentes; o PIBID vem deixando sua contribuição desde 2010 até os dias atuais, com 72 participantes do Programa. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar o impacto que o PIBID exerceu na formação dos seus egressos do curso de Licenciatura em Química, suas atuações no mercado de trabalho, os impactos positivos nas práticas e profissão, e a importância do Programa na formação profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9142_TB1888_30092024165508.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MALENA GOMES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MALENA"
    "autor_email" => "malenamartins19@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110198
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1888
    "inscrito_id" => 9142
    "titulo" => "O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE - CAMPUS QUIXADÁ."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, visando estimular e fortalecer a formação docente nos cursos de Licenciatura (Decreto nº 7.219 - 24/6/2010). Entre as propostas está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da Educação Básica com maior carência de professores com formação específica: Ciência e Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Física, Química, Biologia e Matemática para o Ensino Médio. O Programa, além do auxílio financeiro, promove a vivência de sala de aula aos licenciados já nos semestres iniciais de formação, proporcionando aos alunos a execução de atividades de observação e planejamento das aulas, desenvolvimento de metodologias de aprendizagem e experimentação. As atividades são desenvolvidas nas escolas da rede pública estadual e/ou municipal, sob orientação do coordenador de área, professor da Instituição de Ensino Superior, e supervisor da escola parceira. O Programa vem mostrando ser muito efetivo no que tange a permanência e êxitos dos licenciados, uma vez que permite a aplicação dos conhecimentos teóricos em um contexto real de ensino e aprendizagem, promovendo uma compreensão dos desafios enfrentados pelos educadores e das necessidades dos alunos. Além disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, de comunicação e empatia, preparando os futuros educadores para os desafios da profissão com confiança e competência. No IFCE-Campus Quixadá, os resultados não são diferentes; o PIBID vem deixando sua contribuição desde 2010 até os dias atuais, com 72 participantes do Programa. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar o impacto que o PIBID exerceu na formação dos seus egressos do curso de Licenciatura em Química, suas atuações no mercado de trabalho, os impactos positivos nas práticas e profissão, e a importância do Programa na formação profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9142_TB1888_30092024165508.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MALENA GOMES MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "MALENA"
    "autor_email" => "malenamartins19@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi concebido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação, visando estimular e fortalecer a formação docente nos cursos de Licenciatura (Decreto nº 7.219 - 24/6/2010). Entre as propostas está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da Educação Básica com maior carência de professores com formação específica: Ciência e Matemática de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Física, Química, Biologia e Matemática para o Ensino Médio. O Programa, além do auxílio financeiro, promove a vivência de sala de aula aos licenciados já nos semestres iniciais de formação, proporcionando aos alunos a execução de atividades de observação e planejamento das aulas, desenvolvimento de metodologias de aprendizagem e experimentação. As atividades são desenvolvidas nas escolas da rede pública estadual e/ou municipal, sob orientação do coordenador de área, professor da Instituição de Ensino Superior, e supervisor da escola parceira. O Programa vem mostrando ser muito efetivo no que tange a permanência e êxitos dos licenciados, uma vez que permite a aplicação dos conhecimentos teóricos em um contexto real de ensino e aprendizagem, promovendo uma compreensão dos desafios enfrentados pelos educadores e das necessidades dos alunos. Além disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, de comunicação e empatia, preparando os futuros educadores para os desafios da profissão com confiança e competência. No IFCE-Campus Quixadá, os resultados não são diferentes; o PIBID vem deixando sua contribuição desde 2010 até os dias atuais, com 72 participantes do Programa. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo investigar o impacto que o PIBID exerceu na formação dos seus egressos do curso de Licenciatura em Química, suas atuações no mercado de trabalho, os impactos positivos nas práticas e profissão, e a importância do Programa na formação profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.