A comunicação é fator essencial para que ações aconteçam e possam proporcionar condições exequíveis na construção do conhecimento. A escuta dos alunos se efetiva quando o exercício de gestão democrática se consolida e nas atividades do cotidiano escolar contemplado no Projeto Político Pedagógico (PPP). O objetivo foi estimular o protagonismo dos alunos, ampliando os espaços de participação na busca de conhecer os desafios da escola. A abertura da caixa nos mostrou que o olhar dos alunos sobre os problemas da escola era mais sensível do imaginávamos. Para dar visibilidade ao resultado da ação foram realizados: reunião com os professores, seminário com os alunos apresentando a síntese da escuta e reflexões sobre algumas colocações, nas reuniões de pais, relatórios encaminhados à Secretaria de Educação para que tomasse as providências sobre os problemas apresentado na escuta. A ação incentivou a participação dos alunos em outras atividades com mais entusiasmo, com auto estima mais elevada, liberdade de expressão e o sentimento de pertencimento, criticidade e a continuidade da atividade. A ação permitiu aos alunos serem corresponsáveis pelas tomadas de decisão na escola; sugestões para a próxima gestão escolar colocar em prática, além de auxiliar a direção e a coordenação a refletirem sobre assuntos a partir da perspectiva dos alunos. O trabalho com a participação efetiva dos alunos tomou uma proporção maior onde a Escola São Bernardo foi convidada para participar de seminário sobre atividades exitosas com presença de gestores e equipes técnicas de cinco municípios, além do incentivo dos projetos de ação de candidatos a gestores escolares da rede. O protagonismo dos alunos no processo ensino aprendizagem corrobora para que no currículo seja considerado a realidade da comunidade com as suas particularidades.