O processo de formação docente é complexo e requer a integração harmoniosa entre teoria e prática. Enquanto a teoria fornece os fundamentos pedagógicos necessários para o exercício da profissão, a prática oferece experiências concretas de aplicações efetivas desses conhecimentos em contextos de ensino-aprendizagem. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é investigar a analogia do distanciamento que há entre teoria e prática na formação de educadores, buscando compreender como esses dois aspectos se relacionam e se influenciam mutuamente ao longo do processo formativo. A presente pesquisa adotará uma abordagem metodológica de natureza básica e aplicada, utilizando principalmente uma revisão bibliográfica sistemática para investigar a entre teoria e prática na formação de educadores. A escolha por esta metodologia se justifica pela necessidade de explorar e compreender profundamente as relações entre teoria e prática na formação de professores, buscando embasamento teórico consistente para análise e discussão do tema. Uma das descobertas mais proeminentes foi a identificação das causas subjacentes da desconexão entre teoria e prática. Os resultados da revisão da literatura a partir de alguns teóricos como: Freitas, H. C. de. (2013), Pimenta, S. G. (2002), Tardif, M. (2000), apontam que diversos fatores contribuem para essa desconexão, incluindo a falta de integração curricular nos programas de formação de professores, a abordagem fragmentada dos conteúdos teóricos e a insuficiente ênfase na aplicação prática dos conceitos aprendidos. Dessa forma, ressaltam a necessidade de repensar esses contrastes, com o objetivo de promover uma integração mais eficaz entre teoria e prática desde o início da formação. Educadores recém-formados, muitas vezes, se sentem despreparados para enfrentar as demandas complexas da prática docente. Por fim, a pesquisa será apresentada de forma clara e coerente, visando contribuir para o avanço do conhecimento na área da formação de educadores e fornecer subsídios para práticas pedagógicas mais efetivas e contextualizadas.