Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISTANCIAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110189
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1876
    "inscrito_id" => 8806
    "titulo" => "DISTANCIAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "O processo de formação docente é complexo e requer a integração harmoniosa entre teoria e prática. Enquanto a teoria fornece os fundamentos pedagógicos necessários para o exercício da profissão, a prática oferece experiências concretas de aplicações efetivas desses conhecimentos em contextos de ensino-aprendizagem. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é investigar a analogia do distanciamento que há entre teoria e prática na formação de educadores, buscando compreender como esses dois aspectos se relacionam e se influenciam mutuamente ao longo do processo formativo. A presente pesquisa adotará uma abordagem metodológica de natureza básica e aplicada, utilizando principalmente uma revisão bibliográfica sistemática para investigar a entre teoria e prática na formação de educadores. A escolha por esta metodologia se justifica pela necessidade de explorar e compreender profundamente as relações entre teoria e prática na formação de professores, buscando embasamento teórico consistente para análise e discussão do tema. Uma das descobertas mais proeminentes foi a identificação das causas subjacentes da desconexão entre teoria e prática. Os resultados da revisão da literatura a partir de alguns teóricos como: Freitas, H. C. de. (2013), Pimenta, S. G. (2002), Tardif, M. (2000), apontam que diversos fatores contribuem para essa desconexão, incluindo a falta de integração curricular nos programas de formação de professores, a abordagem fragmentada dos conteúdos teóricos e a insuficiente ênfase na aplicação prática dos conceitos aprendidos. Dessa forma, ressaltam a necessidade de repensar esses contrastes, com o objetivo de promover uma integração mais eficaz entre teoria e prática desde o início da formação. Educadores recém-formados, muitas vezes, se sentem despreparados para enfrentar as demandas complexas da prática docente. Por fim, a pesquisa será apresentada de forma clara e coerente, visando contribuir para o avanço do conhecimento na área da formação de educadores e fornecer subsídios para práticas pedagógicas mais efetivas e contextualizadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8806_TB1876_27102024074759.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAELANNY RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KAELANNY"
    "autor_email" => "kaelanny15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110189
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1876
    "inscrito_id" => 8806
    "titulo" => "DISTANCIAMENTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "O processo de formação docente é complexo e requer a integração harmoniosa entre teoria e prática. Enquanto a teoria fornece os fundamentos pedagógicos necessários para o exercício da profissão, a prática oferece experiências concretas de aplicações efetivas desses conhecimentos em contextos de ensino-aprendizagem. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é investigar a analogia do distanciamento que há entre teoria e prática na formação de educadores, buscando compreender como esses dois aspectos se relacionam e se influenciam mutuamente ao longo do processo formativo. A presente pesquisa adotará uma abordagem metodológica de natureza básica e aplicada, utilizando principalmente uma revisão bibliográfica sistemática para investigar a entre teoria e prática na formação de educadores. A escolha por esta metodologia se justifica pela necessidade de explorar e compreender profundamente as relações entre teoria e prática na formação de professores, buscando embasamento teórico consistente para análise e discussão do tema. Uma das descobertas mais proeminentes foi a identificação das causas subjacentes da desconexão entre teoria e prática. Os resultados da revisão da literatura a partir de alguns teóricos como: Freitas, H. C. de. (2013), Pimenta, S. G. (2002), Tardif, M. (2000), apontam que diversos fatores contribuem para essa desconexão, incluindo a falta de integração curricular nos programas de formação de professores, a abordagem fragmentada dos conteúdos teóricos e a insuficiente ênfase na aplicação prática dos conceitos aprendidos. Dessa forma, ressaltam a necessidade de repensar esses contrastes, com o objetivo de promover uma integração mais eficaz entre teoria e prática desde o início da formação. Educadores recém-formados, muitas vezes, se sentem despreparados para enfrentar as demandas complexas da prática docente. Por fim, a pesquisa será apresentada de forma clara e coerente, visando contribuir para o avanço do conhecimento na área da formação de educadores e fornecer subsídios para práticas pedagógicas mais efetivas e contextualizadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8806_TB1876_27102024074759.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAELANNY RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KAELANNY"
    "autor_email" => "kaelanny15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS (UNITINS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O processo de formação docente é complexo e requer a integração harmoniosa entre teoria e prática. Enquanto a teoria fornece os fundamentos pedagógicos necessários para o exercício da profissão, a prática oferece experiências concretas de aplicações efetivas desses conhecimentos em contextos de ensino-aprendizagem. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é investigar a analogia do distanciamento que há entre teoria e prática na formação de educadores, buscando compreender como esses dois aspectos se relacionam e se influenciam mutuamente ao longo do processo formativo. A presente pesquisa adotará uma abordagem metodológica de natureza básica e aplicada, utilizando principalmente uma revisão bibliográfica sistemática para investigar a entre teoria e prática na formação de educadores. A escolha por esta metodologia se justifica pela necessidade de explorar e compreender profundamente as relações entre teoria e prática na formação de professores, buscando embasamento teórico consistente para análise e discussão do tema. Uma das descobertas mais proeminentes foi a identificação das causas subjacentes da desconexão entre teoria e prática. Os resultados da revisão da literatura a partir de alguns teóricos como: Freitas, H. C. de. (2013), Pimenta, S. G. (2002), Tardif, M. (2000), apontam que diversos fatores contribuem para essa desconexão, incluindo a falta de integração curricular nos programas de formação de professores, a abordagem fragmentada dos conteúdos teóricos e a insuficiente ênfase na aplicação prática dos conceitos aprendidos. Dessa forma, ressaltam a necessidade de repensar esses contrastes, com o objetivo de promover uma integração mais eficaz entre teoria e prática desde o início da formação. Educadores recém-formados, muitas vezes, se sentem despreparados para enfrentar as demandas complexas da prática docente. Por fim, a pesquisa será apresentada de forma clara e coerente, visando contribuir para o avanço do conhecimento na área da formação de educadores e fornecer subsídios para práticas pedagógicas mais efetivas e contextualizadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.