O planeta Terra vivencia processos acelerados de degradação e de transformação de suas condições climáticas motivados pelo uso abusivo dos seus recursos naturais bem como a ampliação de formas diversas de poluição artificial. Neste contexto, a educação ambiental - processo que busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente através de um uso racional e sustentável - apresenta-se como uma ferramenta de grande importância. Desta forma, o trabalho tem como objetivo geral analisar de forma crítica a experiência de participação em projeto social de educação ambiental. Metodologicamente, utilizou-se a observação participante, de caráter qualitativo, na qual os pesquisadores não apenas observaram, como também interagiram e participaram das atividades. As principais etapas da pesquisa de campo foram: a) realização de visita ao bairro, com o intuito de conhecer a população e instigá-los a participar das ações do projeto; b) elaboração de uma palestra sobre aspectos gerais da Educação Ambiental; c) realização de uma coleta seletiva pelos moradores locais na sua comunidade; d) realização de oficina de confecção de brinquedos e demais objetos artesanais utilizando materiais recicláveis. A pesquisa traz como principais resultados: 1) o projeto evidenciou eficácia no engajamento de público de diversa idades, atingindo crianças, adolescentes e adultos; 2) a realização de ações por parte dos moradores locais potencializou o protagonismo desses sujeitos nos processos de ensino-aprendizagem; 3) as discussões em tornodos problemas socioeconômicos e ambientais locais, bem como às atividades de campo, estimularam o sentimento de pertencimento à comunidade local. Desta forma, analisa-se que o desenvolvimento de projeto social de educação ambiental tendo a população local como atores de destaque é uma importante metodologia educacional visando a promoção de práticas sustentáveis.