O artigo consiste em uma pesquisa qualitativa realizada numa escola pública na cidade de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, e que buscou dar resposta a seguinte situação problema: de que forma o coordenador pedagógico pode contribuir para a efetivação de um trabalho coletivo? Através do objetivo geral analisa os espaços escolares e as contribuições do coordenador pedagógico para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. E com os objetivos específicos analisa a organização do trabalho pedagógico no chão da escola, e ainda, que mecanismo e/ou recurso são utilizados pela escola para o desenvolvimento de um trabalho coletivo. O artigo foi construído com o suporte de referências teóricas sobre o assunto a vivencia de práticas no chão da escola. Neles encontram-se conceitos, reflexões e concepções das vertentes ligadas à atuação do coordenador pedagógico nos espaços escolares como também do coordenador pedagógico ao conduzir um trabalho coletivo. No decorrer da pesquisa, percebe-se os vários desafios e dificuldades encontrada por esse profissional ao exercer a sua função, inúmeros entraves que o cerca. Constata-se que não há respostas prontas para determinados problemas, mas caminhos que podem ser trilhados e que indicam possíveis sucessos nos trabalhos desenvolvidos por esse profissional dentro da escola.