Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS PLANOS DE UNIDADE DIDÁTICA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFCE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110551
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2378
    "inscrito_id" => 9859
    "titulo" => "UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS PLANOS DE UNIDADE DIDÁTICA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFCE"
    "resumo" => "A implementação de uma política curricular da Libras em uma instituição federal é fundamental para atender às necessidades da comunidade surda e garantir sua inclusão e acesso à educação. A comunidade surda não se limita apenas aos indivíduos surdos, mas engloba diversos sujeitos ouvintes que compartilham espaços de convivência e interesses em comum. A proficiência em Libras varia consideravelmente de acordo com as oportunidades de aprendizado e prática, sendo essencial para a construção da identidade surda e a participação plena na sociedade, conforme Strobel (2009), Newport (1999) e Ladd (2013). O desenvolvimento da linguística das línguas de sinais permitiu a compreensão e descrição dessas línguas, destacando sua natureza visual e espacial, bem como sua eficácia na comunicação, como apontado por Quadros (2019) e Gesser (2012). No entanto, a diversidade de abordagens na educação de surdos reflete a complexidade do tema e a necessidade de uma política curricular que reconheça e valorize a Libras como língua de instrução (BRASIL, 2021). O ensino de Libras no contexto brasileiro enfrenta desafios, como a falta de unidade institucional e reconhecimento institucional, resultando em variações na carga horária e nos conteúdos programáticos. A ausência de um padrão nacional de proficiência em Libras também pode prejudicar a inclusão e a progressão adequada no aprendizado da língua, ancorado nos estudos de Proença, Andrade e Andrade (2016), Carniel (2018), Antonio e Kelman (2019) e Kendrick e Cruz (2020). Portanto, é necessário estabelecer uma política curricular sólida que reconheça a importância da Libras como língua de instrução e promova sua inclusão nos cursos de formação de professores e em outros contextos educacionais. Isso contribuirá para a valorização da cultura surda, o respeito aos direitos linguísticos e culturais das pessoas surdas e a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9859_TB2378_27102024121315.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO RIBEIRO DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leonardo.barros@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110551
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2378
    "inscrito_id" => 9859
    "titulo" => "UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA DOS PLANOS DE UNIDADE DIDÁTICA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFCE"
    "resumo" => "A implementação de uma política curricular da Libras em uma instituição federal é fundamental para atender às necessidades da comunidade surda e garantir sua inclusão e acesso à educação. A comunidade surda não se limita apenas aos indivíduos surdos, mas engloba diversos sujeitos ouvintes que compartilham espaços de convivência e interesses em comum. A proficiência em Libras varia consideravelmente de acordo com as oportunidades de aprendizado e prática, sendo essencial para a construção da identidade surda e a participação plena na sociedade, conforme Strobel (2009), Newport (1999) e Ladd (2013). O desenvolvimento da linguística das línguas de sinais permitiu a compreensão e descrição dessas línguas, destacando sua natureza visual e espacial, bem como sua eficácia na comunicação, como apontado por Quadros (2019) e Gesser (2012). No entanto, a diversidade de abordagens na educação de surdos reflete a complexidade do tema e a necessidade de uma política curricular que reconheça e valorize a Libras como língua de instrução (BRASIL, 2021). O ensino de Libras no contexto brasileiro enfrenta desafios, como a falta de unidade institucional e reconhecimento institucional, resultando em variações na carga horária e nos conteúdos programáticos. A ausência de um padrão nacional de proficiência em Libras também pode prejudicar a inclusão e a progressão adequada no aprendizado da língua, ancorado nos estudos de Proença, Andrade e Andrade (2016), Carniel (2018), Antonio e Kelman (2019) e Kendrick e Cruz (2020). Portanto, é necessário estabelecer uma política curricular sólida que reconheça a importância da Libras como língua de instrução e promova sua inclusão nos cursos de formação de professores e em outros contextos educacionais. Isso contribuirá para a valorização da cultura surda, o respeito aos direitos linguísticos e culturais das pessoas surdas e a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9859_TB2378_27102024121315.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO RIBEIRO DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO"
    "autor_email" => "leonardo.barros@ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A implementação de uma política curricular da Libras em uma instituição federal é fundamental para atender às necessidades da comunidade surda e garantir sua inclusão e acesso à educação. A comunidade surda não se limita apenas aos indivíduos surdos, mas engloba diversos sujeitos ouvintes que compartilham espaços de convivência e interesses em comum. A proficiência em Libras varia consideravelmente de acordo com as oportunidades de aprendizado e prática, sendo essencial para a construção da identidade surda e a participação plena na sociedade, conforme Strobel (2009), Newport (1999) e Ladd (2013). O desenvolvimento da linguística das línguas de sinais permitiu a compreensão e descrição dessas línguas, destacando sua natureza visual e espacial, bem como sua eficácia na comunicação, como apontado por Quadros (2019) e Gesser (2012). No entanto, a diversidade de abordagens na educação de surdos reflete a complexidade do tema e a necessidade de uma política curricular que reconheça e valorize a Libras como língua de instrução (BRASIL, 2021). O ensino de Libras no contexto brasileiro enfrenta desafios, como a falta de unidade institucional e reconhecimento institucional, resultando em variações na carga horária e nos conteúdos programáticos. A ausência de um padrão nacional de proficiência em Libras também pode prejudicar a inclusão e a progressão adequada no aprendizado da língua, ancorado nos estudos de Proença, Andrade e Andrade (2016), Carniel (2018), Antonio e Kelman (2019) e Kendrick e Cruz (2020). Portanto, é necessário estabelecer uma política curricular sólida que reconheça a importância da Libras como língua de instrução e promova sua inclusão nos cursos de formação de professores e em outros contextos educacionais. Isso contribuirá para a valorização da cultura surda, o respeito aos direitos linguísticos e culturais das pessoas surdas e a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.