Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RACISMO ESTRUTURAL: A UTILIZAÇÃO DAS AULAS DE SOCIOLOGIA PARA O ENTENDIMENTO E COMBATE AO RACISMO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e relações étnico-raciais
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110564
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2394
    "inscrito_id" => 9676
    "titulo" => "RACISMO ESTRUTURAL: A UTILIZAÇÃO DAS AULAS DE SOCIOLOGIA PARA O ENTENDIMENTO E COMBATE AO RACISMO"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de um projeto realizado em novembro de 2023, no mês da consciência negra, nas aulas de sociologia de uma escola de ensino médio no interior do Ceará. Trata-se de uma pesquisa empírica desenvolvida por alunos do primeiro ano, na qual, tínhamos como objetivo entender como as pessoas estavam percebendo o racismo, se elas se consideravam racistas, se já haviam sofrido com isso, e quais as possibilidades de combatê-lo. Metodologicamente foram aplicados 60 formulários com questões abertas, tendo como método a pesquisa quantitativa. Serão discutidos assuntos referentes ao mito da democracia racial no Brasil (FLORESTAN), racismo estrutural (ALMEIDA), além da discussão da interseccionalidade existente que acaba incluindo outros fatores de exclusão social (DAVIS). Percebemos dentre outras questões que apenas duas pessoas se consideraram racistas, a maioria não se percebe como tal, ressaltando ser algo ruim, desumano e uma forma de discriminação e desigualdade, reconhecem que existe racismo no nosso país e que precisamos tentar combatê-lo com educação e leis mais rígidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9676_TB2394_07042024171026.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ZENEIDE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "zeneiderodrigues290@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110564
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2394
    "inscrito_id" => 9676
    "titulo" => "RACISMO ESTRUTURAL: A UTILIZAÇÃO DAS AULAS DE SOCIOLOGIA PARA O ENTENDIMENTO E COMBATE AO RACISMO"
    "resumo" => "O presente artigo é resultado de um projeto realizado em novembro de 2023, no mês da consciência negra, nas aulas de sociologia de uma escola de ensino médio no interior do Ceará. Trata-se de uma pesquisa empírica desenvolvida por alunos do primeiro ano, na qual, tínhamos como objetivo entender como as pessoas estavam percebendo o racismo, se elas se consideravam racistas, se já haviam sofrido com isso, e quais as possibilidades de combatê-lo. Metodologicamente foram aplicados 60 formulários com questões abertas, tendo como método a pesquisa quantitativa. Serão discutidos assuntos referentes ao mito da democracia racial no Brasil (FLORESTAN), racismo estrutural (ALMEIDA), além da discussão da interseccionalidade existente que acaba incluindo outros fatores de exclusão social (DAVIS). Percebemos dentre outras questões que apenas duas pessoas se consideraram racistas, a maioria não se percebe como tal, ressaltando ser algo ruim, desumano e uma forma de discriminação e desigualdade, reconhecem que existe racismo no nosso país e que precisamos tentar combatê-lo com educação e leis mais rígidas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9676_TB2394_07042024171026.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA ZENEIDE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIA"
    "autor_email" => "zeneiderodrigues290@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo é resultado de um projeto realizado em novembro de 2023, no mês da consciência negra, nas aulas de sociologia de uma escola de ensino médio no interior do Ceará. Trata-se de uma pesquisa empírica desenvolvida por alunos do primeiro ano, na qual, tínhamos como objetivo entender como as pessoas estavam percebendo o racismo, se elas se consideravam racistas, se já haviam sofrido com isso, e quais as possibilidades de combatê-lo. Metodologicamente foram aplicados 60 formulários com questões abertas, tendo como método a pesquisa quantitativa. Serão discutidos assuntos referentes ao mito da democracia racial no Brasil (FLORESTAN), racismo estrutural (ALMEIDA), além da discussão da interseccionalidade existente que acaba incluindo outros fatores de exclusão social (DAVIS). Percebemos dentre outras questões que apenas duas pessoas se consideraram racistas, a maioria não se percebe como tal, ressaltando ser algo ruim, desumano e uma forma de discriminação e desigualdade, reconhecem que existe racismo no nosso país e que precisamos tentar combatê-lo com educação e leis mais rígidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.