INTERSECCIONALIDADE E INCLUSÃO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DE ESTUDANTES SURDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111965 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4401 "inscrito_id" => 14154 "titulo" => "INTERSECCIONALIDADE E INCLUSÃO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DE ESTUDANTES SURDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA?" "resumo" => "O processo de inclusão de alunos surdos no ensino superior tem sido ampliado após políticas de ações afirmativas e oferta de cursos de Letras-Libras nos últimos anos. Ao considerarmos as barreiras linguísticas que envolvem estes estudantes, buscamos compreender como tem sido o processo de acesso e permanência deste grupo na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Nosso referencial teórico abrange pesquisadores voltados para o processo da Educação de Surdos tais como, Perlin (2003; 2016), Perlin e Strobel (2014), Maia (2017), Gesser (2004), dentre outros e, também, questões ligadas à interseccionalidade, em que citamos Colins e Bilge (2021) e Gonzalez (1984), entendemos que para além da identidade e cultural surda, outros marcadores sociais somam na produção de barreiras à participação e à aprendizagem no espaço acadêmico. Nossa metodologia envolve a entrevista narrativa (Pachá; Moreira, 2022) como método de pesquisa, que nos possibilita a produção de dados, abordando várias nuances da interação que compõem a questões referentes ao estudante com surdez em seu processo de inclusão no ensino superior. Nossos resultados parciais sugerem a necessidade de ampliar pesquisas com a participação de estudantes surdos, para que possamos compreender suas barreiras e promover culturas, políticas e práticas que ampliem suas oportunidades educacionais nas universidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14154_TB4401_20102024201918.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DE ASSIS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana.miranda@ufjf.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111965 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4401 "inscrito_id" => 14154 "titulo" => "INTERSECCIONALIDADE E INCLUSÃO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DE ESTUDANTES SURDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA?" "resumo" => "O processo de inclusão de alunos surdos no ensino superior tem sido ampliado após políticas de ações afirmativas e oferta de cursos de Letras-Libras nos últimos anos. Ao considerarmos as barreiras linguísticas que envolvem estes estudantes, buscamos compreender como tem sido o processo de acesso e permanência deste grupo na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Nosso referencial teórico abrange pesquisadores voltados para o processo da Educação de Surdos tais como, Perlin (2003; 2016), Perlin e Strobel (2014), Maia (2017), Gesser (2004), dentre outros e, também, questões ligadas à interseccionalidade, em que citamos Colins e Bilge (2021) e Gonzalez (1984), entendemos que para além da identidade e cultural surda, outros marcadores sociais somam na produção de barreiras à participação e à aprendizagem no espaço acadêmico. Nossa metodologia envolve a entrevista narrativa (Pachá; Moreira, 2022) como método de pesquisa, que nos possibilita a produção de dados, abordando várias nuances da interação que compõem a questões referentes ao estudante com surdez em seu processo de inclusão no ensino superior. Nossos resultados parciais sugerem a necessidade de ampliar pesquisas com a participação de estudantes surdos, para que possamos compreender suas barreiras e promover culturas, políticas e práticas que ampliem suas oportunidades educacionais nas universidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14154_TB4401_20102024201918.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DE ASSIS MIRANDA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana.miranda@ufjf.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }