Esse estudo busca conhecer as políticas públicas educacionais no contexto atual do Brasil, para isso, realizou-se uma investigação para traçar a trajetória das políticas educacionais até a atuação de uma política voltada ao combate do analfabetismo escolar e à recomposição da aprendizagem, o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC Integral). A política em destaque deve-se ao importante papel que ela tem para a educação no Estado do Ceará, além disso é de suma importância entendermos o processo de construção das políticas educacionais e como elas impactam a vida da sociedade. A princípio, o trabalho mostra um breve contexto histórico, no qual se construiu as políticas públicas educacionais no Brasil e depois como foi a constituição do Programa de Aprendizagem na Idade Certa. O estudo a seguir trata-se de uma revisão bibliográfica que traz um resgate histórico, desde o significado de políticas públicas até a criação do PAIC Integral. Tal pesquisa foi realizada com a finalidade de ampliar o arcabouço teórico sobre essa temática, além de buscar entender historicamente, como se constroem os modelos de educação e as ações voltadas para o sistema de ensino brasileiro. A metodologia da pesquisa foi realizada através de uma abordagem teórica, denominada estado da arte, baseada em estudos publicados, pois está pautada em estudos científicos já realizados.