O presente trabalho tem por finalidade abordar o serviço de orientação educacional, destacando as contribuições das práticas dos profissionais que atuam nesse contexto, com ênfase na perspectiva da educação especial e inclusiva. Fundamentado no referencial teórico embasado em pesquisas bibliográficas de artigos científicos que abordam a educação especial inclusiva e o papel do orientador educacional. Perpassando pela historicidade da educação especial, compreende-se que a legislação nacional destaca que a educação especial está fundamentada nos princípios da inclusão e igualdade de oportunidades, com o propósito de assegurar que todo estudante, independentemente de suas habilidades, dificuldades e desafios, tenha acesso a uma educação de qualidade e seja integrado à comunidade escolar. Sob essa perspectiva, a educação especial é conceituada como uma modalidade de ensino especializado que oferece um conjunto de práticas educacionais inclusivas aos alunos com deficiência, tendo como objetivo compreender e atender às necessidades específicas desses estudantes, abrangendo aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sensoriais, garantindo um ambiente educativo inclusivo adaptado às particularidades individuais. Esta modalidade de ensino que já perpassou por várias mudanças e progressos, encontra-se, ainda em estágio de amadurecimento, com base nas legislações inclusivas vigentes. Diante desse cenário, destaca-se a relevância da participação do profissional de orientação educacional, que pode fundamentar seus saberes nas áreas de psicologia e de psicopedagogia. Conclui-se que esses profissionais devem se comprometer com os desafios presentes na prática da educação especial, fortalecendo pontes de igualdade de direitos nas relações entre estudantes típicos e atípicos, auxiliando nas adaptações de atividades escolares e necessidades específicas, colaborando com docentes e família. Nesse contexto de inclusão educativa, entende-se portanto, o profissional de orientação educacional desempenha um papel importante na promoção de inclusão na comunidade escolar, favorecendo, a assim a eminência de um ambiente de acolhimento, respeito, autonomia, com desenvolvimento integral e exercício de seus direitos de aprendizagem.