O mercado de trabalho vem sofrendo constantes transformações, estabelecendo a cada dia maiores exigências aos trabalhadores para que eles se tornem mais capacitados nos seus ambientes laborais ao se depararem com desafios e serem capazes de entregar melhores resultados. Nesse sentido, o conhecimento dentro das organizações passa a ser valorizado e os investimentos na educação dos trabalhadores se tornam uma prioridade fazendo com que as empresas fiquem cada vez mais rentáveis e competitivas. Devido a esse contexto, a pedagogia adentra ao ambiente empresarial na perspectiva de identificar as necessidades e deficiências do trabalho que requerem treinamentos, qualificando os colaboradores e assim, tornando-os mais capazes, produtivos, motivados para o trabalho, gerando também mais rentabilidade, lucros e crescimento para as empresas. Partindo destas constatações, passou-se a formular ideias acerca da aprendizagem no espaço laboral, o que fez direcionar esta pesquisa a analisar a prática da atuação do pedagogo no ambiente empresarial e suas contribuições para a gestão de pessoas. O método utilizado para este estudo foi uma revisão narrativa da literatura, com abordagem qualitativa. Como embasamento teórico, foram utilizadas pesquisas de estudiosos da área da pedagogia no contexto empresarial, aprendizagem organizacional e atuação do pedagogo em ambientes não escolares. No desenlace deste estudo, foi possível constatar que no ambiente empresarial é necessário ter um profissional pedagogo como responsável pelas aprendizagens, qualificação e desenvolvimento do trabalhador. Notou-se também que, a área da pedagogia empresarial, ainda precisa conquistar seu espaço dentro das organizações como parte integrante da equipe de gestão de pessoas, e também, como uma área que contribui para o processo de treinamento e desenvolvimento dos trabalhadores por meio de atividades educativas formativas.