O objeto deste estudo é a constituição da concepção de educação do campo no âmbito da instituição escolar. O objetivo é identificar as transformações no fazer pedagógico de uma escola do campo no município de Belém, Estado do Pará, e a perspectiva de mudança na comunidade. Realizou-se uma pesquisa empírica, com trabalho de campo no período de seis meses no ano de 2022, na qual observou-se o processo de transformação na práxis pedagógica de Educação do Campo. Os resultados evidenciam que a gestão pedagógica tem o objetivo de mostrar que o campo é lugar de saberes, território social e cultural dinâmico, de produção de vida, trabalho e cultura, não um lugar de atraso e inércia, a fim de combater a ideia equivocada refletida na sociedade. Ainda, as práticas pedagógicas dos sujeitos educativos que compõem os saberes e fazeres da escola, são baseadas nas lutas simbólicas dos movimentos sociais do campo. Conclui-se que a prática pedagógica se propõe a reafirmar a importância da gestão democrática com olhar sensível à comunidade, bem como a enfrentar os desafios incluídos nesse processo de formação cidadã. No mesmo sentido, busca formar pessoas capazes de reconhecer e afirmar suas identidades e territorialidades, a fim de dar sentido às suas existências ao ressignificar as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.