Diante das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área da educação em escolher estratégias metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a proposta deste trabalho é investigar o roteiro de estudo considerando como um dispositivo pedagógico que pode ser instrumento fundamental para a prática destes profissionais. A adaptação curricular para crianças e adolescentes com este transtorno é indicada pela ( Lei Nº 9.394- 1996) – LDB, artigo 59, e sabendo que o hiperfoco (interesses restritos e intensos) é uma das características das crianças do espectro autista. Mantoan (2003) afirma que o currículo individualizado, respeitando o tema de interesse da criança, proporciona resultados positivos não apenas para crianças com deficiência, mas deve ser uma ação pedagógica constante para a escola inclusiva. Os roteiros de estudos construídos pautados na pesquisa com tema escolhido pelo(a) estudante e orientados pelo professor da classe regular ou do psicopedagogo viabilizam o aprendizado das habilidades necessárias de maneira significativa e deleitosa. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica sobre o tema, pretendendo-se que sirva de referência para pesquisas futuras.