Este artigo apresenta uma reflexão sobre a relação entre o letramento literário e os direitos humanos na obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. A narrativa do renomado escritor português aborda diversos temas que provocam inquietações, reflexões e, consequentemente, proporcionam a construção do pensamento crítico. A partir do mencionado, o letramento literário é uma alternativa que deve ser usada por professores, a escola precisa ser o ambiente no qual os alunos possam ter contato com livros que os inspirem, já que o letramento vai além de decodificar as palavras, ele está vinculado à reflexão daquilo que se lê, da interação do estudante com tal texto e do modo como este irá agir em sociedade a partir de suas experiências de leitura. Alguns teóricos contribuíram para a construção dessa investigação, sendo eles Franchetti (2021), Rojo (2010), Perini (1988), Bloch (1989) e Candido (2004). Autores que abordam sobre direitos humanos também foram imprescindíveis para a escrita dessa pesquisa, por exemplo: Flores (2009) e Neves (2005). Os resultados desta investigação evidenciam a relevância do letramento literário como instrumento que oportuniza a construção do pensamento crítico, principalmente diante dos diversos infortúnios e estereótipos que persistem em existir no ensino de Literatura na Educação Básica.