A apresentação proposta é um desdobramento de um projeto de iniciação científica PIBIC realizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e tem por objetivo explorar o uso de documentos históricos como ferramenta pedagógica no ensino de História. Usando como material processos criminais e cíveis produzidos no interior do Ceará (Acarape - CE), na segunda metade do século XIX, buscamos explorar como estes podem ser utilizados para um aprofundamento na compreensão de eventos, revoltas e levantes sociais, assim como identificar uma série de dinâmicas sociais, tensões, conflitos e relações tanto familiares quanto de trabalho. Os processos criminais e cíveis utilizados na pesquisa estão sob a guarda do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC) e foram parcialmente digitalizados em um projeto de extensão da UNILAB. Através das partes processuais como testemunhos, petições, relatos, entre outras, acessaremos as narrativas sobre relações de sociabilidade e conflitos entre vizinhos, com as indicações sobre comportamentos, percepções e valores sociais que compõem as narrativas. Esse projeto busca contribuir para o desenvolvimento do ensino de história, destacando o uso e a importância das fontes primárias no currículo escolar, bem como a interlocução da pesquisa acadêmica e a docência escolar, apresentando questões do tempo presente a partir de acontecimentos passados.