A alfabetização científica é um tema que foi amplamente debatido há alguns anos, mas que tem se tornado relevante e novamente discutido no âmbito educacional, visto que envolve diretamente a didática dos professores de disciplinas na área da Ciência, como a construção do aprendizado sobre os conteúdos têm impactado a vida tanto em sala de aula quanto comum dos indivíduos, e se isso ocorre de forma positiva e significativa. O presente trabalho analisa a importância da alfabetização científica não só em relação ao conhecimento de conceitos teóricos, mas especialmente no que diz respeito à utilização dos conhecimentos adquiridos pelo discente em sua vida comum, assim como a forma que os tais são apresentados para eles durante seu ensino básico, como por exemplo, através da aplicação de atividades práticas e tecnologias educacionais efetivas para esse fim. A utilização das abordagens pedagógicas citadas no processo de alfabetização científica faz com que o aprendizado adquirido pelos mesmos ganhe maior significado, já que favorecem a construção de uma compreensão mais próxima da realidade vivida e de maior retenção de conhecimentos sobre Ciência, tornando-os capacitados a avaliarem e entenderem de maneira crítica diversas esferas da sociedade e despertar um olhar abrangente sobre como a Ciência está inserida no mundo real.