Encontrar as causas para a desigualdade na sociedade brasileira é crucial para a formulação de políticas públicas. No entanto, a racionalidade predominante tenta de diversas formas reafirmar a cultura hegemônica de que riqueza e pobreza são naturalizadas. Neste recorte a aproximação com o racismo ambiental contribui para desconstruir este status quo. A qualidade da educação, bem como o rendimento escolar dos alunos estão diretamente ligados ao nível de aprofundamento do racismo ambiental na vida de jovens e crianças em idade escolar, em especial nos equipamentos públicos de educação. A partir desta correlação, o objetivo central é analisar o aproveitamento pedagógico de alunos do ensino fundamental anos finais da região leste da cidade de São Paulo, no bairro de São Mateus. Tendo por base duas escolas públicas os objetivos específicos começam por identificar o acesso à alimentação, saúde, condições de higiene e moradia dos núcleos familiares aos quais estes alunos pertencem. Em paralelo, fazer um diagnóstico do rendimento escolar deste grupo em sala de aula averiguando as dificuldades cognitivas. Tem-se por hipótese que a educação escolar é profundamente afetada pelos desdobramentos do racismo estrutural que fundamenta as relações sociais, políticas e econômicas da sociedade brasileira. O acesso à moradia de qualidade, alimentação e condições adequadas sanitárias contribuem para maior ou menor aproveitamento pedagógico. O método qualitativo é a base da produção com pesquisa teórica e documental, pesquisa de campo estruturada por meio de formulários e entrevistas.