A base desta pesquisa foi a reflexão sobre a formação de professores ligada as histórias de vida, as mandalas criadas pelos docentes durante oficinas de arte e as experiências formadoras. Trabalhar com as experiências é um processo constante de diálogo interno e/ou externo, autoformativo (formação de si), heteroformativo (formação com o outro) e ecoformativo (formação com a natureza). Nosso principal objetivo foi refletir sobre as experiências formadoras dos professores a partir das mandalas narrativas produzidas durante oficinas realizadas em agosto de 2020 e março de 2023, e refletir seus impactos na formação docente. Para isso, nossa abordagem teórico-metodológica na pesquisa qualitativa incorporou elementos da abordagem (auto)biográfica, da psicologia analítica e da teoria da complexidade. Entendemos que a formação de professores é um processo em constante evolução, influenciado por experiências que afetam tanto a esfera pessoal quanto coletiva. Por meio das mandalas narrativas, conseguimos reunir uma variedade de vivências, demonstrando como essas histórias de vida se conectam com lembranças, sentimentos e sentidos singulares e plurais. Cada professor trouxe perspectivas enriquecedoras, compartilhou relatos e atribuiu diferentes significados aos elementos das mandalas, baseando-se em suas próprias experiências. Ao dialogar de forma empática, por meio das mandalas narrativas, com as vivências, estamos valorizando a importância dos aspectos ambientais, sociais, culturais e históricos que influenciaram a jornada dos educadores. O diálogo com essas experiências é essencial para buscar sentidos outros no campo da formação docente.