Esta pesquisa objetivou problematizar alguns dos resultados de estudo derivado da proposta do Programa de Formação Continuada, Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto Federal n. 11.556, de 12 de julho de 2023. Com o intuito de compreender qual o espaço que as atividades culturais têm ocupado nas experiências de vida das crianças e de suas famílias, foi desenvolvido um questionário contendo cinco perguntas relacionadas às vivências culturais dos participantes, sendo elas: Quais são as tradições familiares mais valorizadas em sua casa? Qual atividade acontece com frequência entre você e seus filhos durante o final de semana? Qual é o evento cultural mais aguardado por sua família durante o ano? Quais elementos culturais você considera mais representativos de nossa cidade? Como sua família contribui para preservar a cultura local? A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Maria Lúcia Lisboa, no município de Lambari-MG, tendo como participantes os familiares das 18 crianças pertencentes ao 2º período da Educação Infantil. O estudo teve como base discussões decorrentes da Teoria Histórico-cultural, da qual se depreende que é por meio da interação social que o homem recebe do ambiente onde vive as experiências historicamente acumuladas pela humanidade, ou seja, a inserção social e cultural possibilita ao indivíduo constituir-se. Ao considerarmos essa proposição em análise com os dados obtidos no estudo, averiguamos que ainda é escasso o acesso das famílias a uma diversidade de atividades culturais, o que reforça a importância da função social da escola como instituição promulgadora de desenvolvimento humano, que esteja a serviço do bem comum, vindo a contribuir para minimizar as desigualdades, principalmente sociais, que assolam a realidade brasileira.