No presente ensaio, propomos uma reflexão sobre a formação de professores nos anos iniciais do ensino fundamental. O referido trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do processo de formação docente e suas peculiaridades durante as rupturas decorrentes na profissão do magistério. Nossa pesquisa está classificada numa abordagem bibliográfica e qualitativa; refletimos sobre a formação docente enquanto mediadora de procedimentos contemporâneos capazes de alavancar o trabalho pedagógico nos diferentes espaços educacionais. Nossas reflexões estão fundamentadas nos autores: Paulo Freire(1996) Selma Garrido Pimenta(2008), Maria Socorro Lucena Lima(2012). Acreditamos que a formação docente acontece ininterruptamente, onde o professor aprende ensinando e ensina aprendendo nos difentes contextos educacionais que ocupam durante a atuação de seu profissionalismo. Compreendemos que o elo integrativo entre teoria e prática são indissociáveis, estes são partes integrantes do desenvolvimento formativo e práxis do educador; portanto, nossa intencionalidade nessa produção foi refletir sobre o processo de formação docente e suas ramificaçãoes durante os caminhos percorrido em prol de uma educação de excelência. Acreditamos que a reflexão sobre as experiências docentes vivenciada no ambiente escolar é de grande relevância para a formação pedagógica dos futuros professores que atuarão de forma significativa no ambiente da sala de aula a árvore; a formação docente abordada neste artigo contribuirá de forma significativa a todos os profissionais que adotarão o magistério como profissão. Entendermos a educação enquanto prática social historicamente, onde tecer reflexões se faz necessário, pois, contribuem para as descobertas e aprimoramentos das práticas docentes durante o processo de ensino-aprendizagem