Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EJAI: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado Obrigatório na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), realizado em escolas públicas da rede municipal de Recife - PE. Esse componente curricular faz parte do curso de Licenciatura de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e tem como objetivo aproximar as (os) discentes da experiência profissional de atuação em salas de aula. Em estudos desenvolvidos, analisamos que a EJAI sofre uma precarização dentro das redes de ensino, perceptível na baixa oferta de matrículas nas escolas, que diminui com o passar dos anos e soma-se a isso, a baixa formação específica para esta modalidade realizada nos cursos de licenciatura. Tais elementos nos levaram a observar, durante o estágio, as necessidades desse público tão heterogêneo e as potencialidades que podem ser atingidas com a nossa atuação. Com isso, foram realizadas oito visitas à cada escola, sendo cinco de observações e três vivências de regência. Durante as visitas foram observados os aspectos estruturais, o quadro profissional, os materiais disponíveis, a inserção desses (as) estudantes no ambiente educacional, o contexto social em que vivem, a metodologia e o conteúdo das aulas. Dessa forma, foi possível elaborar atividades que estimulassem a participação da turma, alinhadas às necessidades de aprendizagem que apresentavam. Foram utilizados como recursos para as aulas músicas, vídeos, e jogos, nos quais obteve-se engajamentos das (os) alunas (os). Por serem turmas que estão consolidando o processo de alfabetização, a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética teve destaque e foi avaliado que, os objetivos de aprendizagem propostos para cada aula foram contemplados. Reforçamos, então, a necessidade de defendermos a existência da EJAI para a garantia dos direitos daquelas (es) que não tiveram acesso à educação em idade convencional e também, de considerarmos suas especificidades no planejamento pedagógico.

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