A Literatura Negra na educação infantil desempenha um papel relevante ao proporcionar às crianças narrativas ricas em diversidade e representatividade. Ao trazer livros com protagonistas negros e histórias que refletem a cultura afro-brasileira, contribui não apenas com a inclusão, mas também ajuda a desenvolver a consciência crítica e o respeito pela diferença desde a infância. Assim, a escola contribui para o desenvolvimento da identidade das crianças negras ao incorporar reflexões raciais presentes no currículo, promovendo, dessa forma, a autopercepção étnica do aluno. Neste sentido, este artigo visa apresentar as contribuições da Literatura Negra no desenvolvimento cultural e identitário dos alunos da educação infantil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico, com base na Lei 10.639/03, que orienta o trabalho com a cultura afro-brasileira e africana em literatura, artes e história, possibilitando a inclusão dessa discussão - um passo significativo para alcançar a igualdade racial. Além dos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), do Currículo da Educação Infantil de Pernambuco (2019) e das concepções de Paulino (2011), Soares (2022), Silva (2010), Cosson (2014) e outros. Os resultados demonstram que essa ramificação literária permite que as crianças compreendam a sua etnia e o valor cultural, enfatizando sua importância no desenvolvimento social e na capacidade de pensar criticamente, e, sobretudo, contribuindo para o letramento literário e racial.