SILVA, Polyana Olympio Da et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/113051>. Acesso em: 22/11/2024 12:43
O conhecimento etnobiológico tradicional transmitido por mulheres oferece uma rica perspectiva da ancestralidade cultural de um determinado povo. Quando integrado ao meio educacional, este braço do saber resulta em um modelo de aprendizagem, que valoriza a sabedoria tradicional e as perspectivas culturais nas quais os alunos estão imersos, conectando escola e comunidade. Sob esse viés, como parte do processo educacional na escola EMEF. Iraci Rodrigues de Farias Melo, os estudantes dos anos finais dos 9º anos desenvolveram questionários semi-estruturados em sala, com o objetivo de analisar os saberes etnobiológicos das mulheres das comunidades do município de Mogeiro - PB acerca da etnomedicina, etnobotânica e informações detalhadas sobre o uso de plantas medicinais e remédios caseiros, produzidos localmente. As respostas obtidas através dos questionários foram analisadas utilizando o método de porcentagem simples, permitindo uma compreensão clara e objetiva dos dados coletados. Com base nessa análise, foi produzido o documentário “Vozes da Tradição”, que destaca os saberes etnobiológicos e medicinais das mulheres entrevistadas, através de narrativas audiovisuais, gravadas em diferentes comunidades locais. O documentário serve como ferramenta educacional para disseminar o conhecimento intercultural que tem sido transmitido ao longo das gerações e teve como objetivo central, valorizar o saber tradicional destas mulheres e destacar a importância do seu papel, dentro da cultura e sociedade, além de facilitar o ensino ecológico dentro e fora do ambiente escolar. Essa abordagem não só enriqueceu a compreensão dos alunos sobre a interação entre cultura e meio ambiente, mas também promoveu uma visão mais inclusiva da ecologia e das práticas tradicionais, contribuindo para preservação etnocultural dos alunos e do território