A estrutura educacional brasileira, com currículos fragmentados, impacta negativamente no ensino de matemática, sendo muitas vezes apresentada de forma descontextualizada. Nesse cenário, o enfoque CTS surge como alternativa, promovendo uma compreensão crítica da ciência e tecnologia, integrando abordagens interdisciplinares. Em virtude disso, pensando em como integrar uma abordagem crítica ao ensino de matemática, este estudo buscou evidenciar como a Educação Matemática Crítica (EMC), em diálogo com a abordagem CTS, poderia contribuir na constituição de atividades museológicas para o Museu Game Ciência (MGC) a partir de jogos digitais que foram produzidos para o ensino de matemática em épocas anteriores. Inserido na perspectiva teórica da Educação Não formal e apoiado na visão educacional que valoriza a cultura dos jogos digitais em práticas pedagógicas, o MGC constitui um importante espaço educativo que utiliza jogos digitais para promover a divulgação e alfabetização científica. Assim, caracterizado nos moldes das pesquisas do tipo qualitativa, exploratória e documental, o presente estudo trilhou caminhos teórico-metodológicos fundamentados na EMC e em seus pontos de convergência com a abordagem CTS, visando possíveis contribuições na constituição de atividades museológicas para o MGC. Como fonte direta de coleta de dados, utilizamos o catálogo de jogos do MGC, que contava com vinte jogos pré-catalogados na área de matemática, dos quais selecionamos dois, considerando critérios de documentalidade, testemunhalidade e possibilidades educativas frente aos referenciais adotados. Diante dos dados, observou-se que os jogos digitais apresentam qualidades que conversam com a EMC e a abordagem CTS, sendo uma base viável para a constituição de atividades museológicas no MGC, para as quais as perspectivas mencionadas fornecem significativas contribuições no sentido de promover uma abordagem mais crítica e contextualizada ao ensino de matemática.