O INSTITUTO DE CEGOS DO RIO GRANDE DO NORTE (IERC) E A INCLUSÃO DE SUJEITOS CEGOS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS
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Tem como objetivo apresentar o Instituto de Cegos do Rio Grande do Norte (IERC), sua história e suas ações para promoção da educação para cegos na cidade de Natal/ RN. O Instituto possui 72 anos de história e tem contribuído fortemente com as discussões no tocante à inclusão. Temos como referencial teórico Justino Magalhães (2004) a fim de compreender o conceito de Instituição como um espaço de carne e pedra (Sennett, 2008), em que se desenvolvem relações de afetividade e sociabilidade que vão além de sua conformação material. Discutimos também o conceito de inclusão com base nas disposições de Romeu Sassaki (2006) e tomamos como fontes: documentos oficiais, atas, relatórios, materiais paradidáticos, imagens e relatos orais de sujeitos que atuam na instituição. As mesmas foram operacionalizadas através do método historiográfico da heurística e da hermenêutica e, no caso dos relatos orais, da história oral temática, de acordo com José Carlos Sebe Bom-Meihy (2006). 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