Este trabalho se insere no campo da Educação Especial, articulando elementos da Inclusão e da História da Educação. É resultado de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovido pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Tem como objetivo apresentar o Instituto de Cegos do Rio Grande do Norte (IERC), sua história e suas ações para promoção da educação para cegos na cidade de Natal/ RN. O Instituto possui 72 anos de história e tem contribuído fortemente com as discussões no tocante à inclusão. Temos como referencial teórico Justino Magalhães (2004) a fim de compreender o conceito de Instituição como um espaço de carne e pedra (Sennett, 2008), em que se desenvolvem relações de afetividade e sociabilidade que vão além de sua conformação material. Discutimos também o conceito de inclusão com base nas disposições de Romeu Sassaki (2006) e tomamos como fontes: documentos oficiais, atas, relatórios, materiais paradidáticos, imagens e relatos orais de sujeitos que atuam na instituição. As mesmas foram operacionalizadas através do método historiográfico da heurística e da hermenêutica e, no caso dos relatos orais, da história oral temática, de acordo com José Carlos Sebe Bom-Meihy (2006). Observa-se a partir da pesquisa realizada, um espaço que busca promover a inclusão de cegos nos processos educacionais e a socialização destes sujeitos, partindo da interculturalidade entre as culturas cega e vidente.