O texto apresenta resultados de pesquisa que teve como objeto de pesquisa a educação profissional de nível médio e as diretrizes curriculares propostas pelo Instituto Federal de São Paulo com a implementação dos currículos de referência. O objetivo principal foi entender a percepção dos professores e coordenadores do curso técnico em automação industrial do campus Suzano do IFSP acerca dos currículos de referência, que estão em processo de implementação. A importância de entender a percepção dos professores e coordenadores quanto ao processo, foi balizada no fato de que eles são os responsáveis pela execução e implementação dos currículos de referência, seja por meio dos PPC’s ou na prática do dia a dia em sala de aula. A percepção de professores e coordenadores foi que a implementação ocorreu de forma aligeirada, mesmo que o processo tenha sido planejado por alguns anos. Mudanças em curso, como o número de aulas e o projeto integrador de disciplinas por exemplo, são fatores que provocam resistências. O volume de conteúdo dos currículos também foi algo mencionado nas discussões como preocupante, muitas vezes palco de disputas por espaço nas disciplinas. Professores e coordenadores afirmam que o processo é recente, o que dificulta avaliações e mensuração de resultados. Por fim, mencionam que o prazo de três a cinco anos será possível fazer os alinhamentos necessários para que o currículo de referência seja totalmente implementado.