Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Visando diversificar as metodologias a fim de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem junto aos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Breves, realizou-se uma atividade pautada em duas metodologias ativas: a pesquisa de campo e o seminário. Importante destacar que utilização das duas metodologias aconteceu de maneira combinada e complementar, uma vez que os resultados obtidos nas pesquisas de campo foram, posteriormente, apresentados em seminários. A atividade, proposta no âmbito da disciplina Natureza, Agricultura e Desenvolvimento Humano, consistiu em uma pesquisa acerca da produção de alimentos livres de agrotóxicos no Marajó, região em que se localiza o município de Breves. Após as pesquisas de campo, as apresentações e os debates gerados, ações fomentadas pelos referenciais teóricos trabalhados ao longo da disciplina, constatou-se que, na Amazônia marajoara, a produção de alimentos livres de agrotóxicos é predominante, fruto dos conhecimentos transmitidos de geração em geração, mas, também, das limitações financeiras de grande parte dos agricultores, que não dispõem de recursos para a aquisição de agrotóxicos, além de outros insumos ligados à agricultura moderna. Desse modo, evidencia-se um contexto contraditório, pois, por um lado, os agricultores e a população são beneficiados devido à produção e o consumo de alimentos saudáveis, porém, por outro, nota-se a exclusão e a fragilidade econômica dos agricultores marajoaras.

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