O presente artigo tem como objetivo, investigar os desafios e estratégias para implementação do PNAE, na oferta de alimentação adaptada para quem tem necessidades alimentares especiais na rede pública municipal de Teixeira de Freitas,Bahia. De acordo com a Lei Federal nº N°12.982/2014, vinculada ao Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE, trata da oferta obrigatória da alimentação adaptada para os estudantes que apresentam necessidades alimentares especiais, que se caracterizam de forma restritivas ou suplementares. Desse modo, é necessário fornecer uma alimentação especial, diferente da alimentação padrão dos demais estudantes. Considerando que a inadequação alimentar pode afetar a saúde dessas crianças. Para melhor compreensão do objeto pesquisado foi realizado um estudo em uma escola do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Teixeira de Freitas, Bahia, em que a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo na perspectiva semi estruturada abordagem qualitativa. Fundamentada nas ideias de Minayo(2009);Bauer e Gaskell(2007);Ludke e André(1986). Já em relação a fundamentação teórica, foram trabalhados a partir dos dados oficiais fornecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação (FNDE/MEC), além de artigos pesquisados sobre o tema. Sendo possível perceber os desafios enfrentados e as soluções adotadas na implantação do modelo de atendimento das demandas relacionadas às necessidades especiais apresentadas pelos estudantes da referida escola. A partir das entrevistas e das observações no contexto pesquisado foi possível chegar a conclusão sobre a oferta de alimentação escolar especial adotado pela gestão escolar e que se trata de um modelo diferenciado na rede pesquisada, com características próprias que necessariamente não se aplica em outras escolas da referida rede a implantação de ações que melhorem a execução do PNE na garantia do direito à alimentação adaptada.