Os jogos didáticos são uma ferramenta didática que tem como objetivo favorecer a construção do conhecimento do aluno, auxiliando no processo de ensino e na assimilação de conteúdos, através de uma abordagem lúdica. Nesse contexto, a elaboração de um jogo didático pelos próprios alunos pode ser uma estratégia ainda mais eficaz para contribuição no processo de aprendizagem. Isso porque envolve os estudantes de forma ativa em todo o ciclo de criação do jogo, desde a concepção das regras até a implementação dos conteúdos educacionais, exigindo que os alunos compreendam, pesquisem e sintetizem os conceitos trabalhados. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi apresentar os resultados de uma atividade de produção de jogos didáticos como metodologia de ensino complementar durante a monitoria da disciplina de Zoologia dos Deuterostômios. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, envolvendo estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os alunos foram divididos em equipes e cada uma elaborou um jogo didático sobre um grupo de animais estudados na disciplina. Durante as apresentações discentes apresentaram seus jogos, explicando sobre as regras e processo criativo, e as equipes trocaram de jogos, cada uma jogando o jogo confeccionado pela outra. A apresentação foi seguida de um questionário sobre a opinião dos alunos acerca da atividade de elaboração de jogos didáticos enquanto uma estratégia pedagógica. Os participaram consideraram-na uma experiência positiva, que promoveu um aprofundamento dos conhecimentos da disciplina. A maioria concordou que elaborar o próprio jogo favorece mais a compreensão do conteúdo do que simplesmente jogar jogos prontos, argumentando que o processo de criação envolve pesquisa, síntese, aplicação dos conceitos e estímulo à aprendizagem ativa. Conclui-se que ficou evidente que a produção de jogos didáticos é uma ferramenta que possibilita uma melhor aprendizagem dos conteúdos explorados no ensino de zoologia.