O presente trabalho tem o intuito de fazer uma reflexão sobre os desafios para um ensino inclusivo na educação básica. Está cada dia mais difícil instaurar uma educação inclusiva de qualidade nas escolas públicas brasileiras. Acontece que os desafios são diversos no contexto educacional e no cotidiano das escolas. Sendo assim, a discussão proposta fundamenta-se em estudiosos no assunto como: Carvalho (2004); Cruz (2012); Oliveira (2021); Angelo (2020) e Siluk (2012), que aprofundaram seus estudos sobre os desafios da educação inclusiva no contexto educacional. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e foi desenvolvida a partir da realização de revisão bibliográfica, com o apoio de Marconi; Lakatos, (1992) e Bardin (1977), a partir de fichamento de livros e artigos consultados, impressos e em plataformas de pesquisa de revistas eletrônicas e anais. A pesquisa tem os seguintes objetivos: apresentar fundamentação teórica sobre a política de inclusão educacional no Brasil; compreender por meio de abordagens teóricas como pode a escola contribuir com um ensino formativo e cidadão; evidenciar propostas de ensino pautadas num viés inclusivo. Diante dessa realidade, a escola precisa propiciar uma política pedagógica de inclusão e cuidados no processo de ensino-aprendizagem. Assim também, o professor se torna indispensável na mediação deste processo de aprendizagem, pois ele desenvolve estratégias de intervenção pedagógica. Esta pesquisa pode colaborar para a discussão e aprofundamento da formação docente para a educação especial quando lança luz sob a problemática de atendimento especial às crianças especiais no contexto da escola pública. Trata-se de realizar uma reflexão de como as escolas públicas brasileiras estão investindo no atendimento especializado para os portadores de necessidades pedagógicas especiais em busca de discutir a garantia dos direitos plenos de aprendizagem.