O presente trabalho percorre de forma breve os caminhos trilhados pelo Ensino de Ciências no Brasil, buscando apresentar quando e como este se tornou elitizado, visando compreender a trajetória deste até o objeto de estudo desta pesquisa: a divulgação científica. Além disso, considerando os desafios e obstáculos que envolvem o espaço de ensino formal e compreendendo a divulgação científica como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem, este estudo, por meio de revisão bibliográfica, selecionou trabalhos disponíveis no portal de periódicos CAPES, a respeito dos seguintes tópicos: ensino de ciências, divulgação científica e espaço formal de ensino, abrangendo os artigos publicados no período de 1990 a 2020. O objetivo é verificar e entender a distribuição regional dos trabalhos para identificar as tendências dos estudos sobre esse tema de forma geográfica. Essa análise é crucial para entender a dinâmica da produção científica ligada ao tema da investigação no Brasil, permitindo identificar não apenas as áreas geográficas mais produtivas, mas também possíveis lacunas e desigualdades regionais ligadas a pesquisa científica. Entre as percepções após a análise do material selecionado, foi observado que, apesar do número muito baixo de publicações envolvendo os três temas principais, existe um nicho de produção regionalmente mais concentrado nas regiões Sudeste e Sul, de onde provém a maior parte das publicações em detrimento das outras regiões do país.