Este estudo tem como objetivo analisar trabalhos sobre AH-SD por meio de uma revisão bibliográfica realizada no Banco de Teses e Dissertações da Capes. Foram selecionados trabalhos utilizando os descritores “Altas Habilidades”, “Superdotação” e “Matemática”, visando uma análise descritiva e crítica, baseada na literatura acadêmica, para obter uma visão atual das pesquisas na área. Inicialmente, foram encontrados quarenta e oito trabalhos, dos quais, após aplicação de critérios de seleção, sete foram analisados em detalhe. A leitura desses estudos revelou que a maioria aborda a identificação de alunos superdotados, destacando características como a criatividade na resolução de problemas. Além disso, alguns autores empregam a Teoria das Inteligências Múltiplas, enquanto outros utilizam a Teoria dos Três Anéis de Renzulli para discutir a identificação de indivíduos com AH-SD. Os artigos analisados também apontam para a necessidade de um currículo adaptado, que inclua atividades enriquecedoras, experiências de aprendizagem variadas e metodologias diferenciadas. As conclusões indicam uma demanda comum pela formação contínua de professores, enfatizando a importância de superar mitos e preconceitos sobre a superdotação. Assim, esta revisão de literatura não só sintetiza o conhecimento existente sobre AH-SD, mas também destaca a importância de práticas educacionais inclusivas e a formação adequada de professores para melhor atender às necessidades dos alunos superdotados.