A pesquisa trata do estudo sobre Competências Digitais (CD, DigCompEdu), um aprofundamento do tema, na primeira leitura parece ser uma abordagem simples que se confunde com a literacia digital, áreas similares, no entanto com conceitos e aplicações distintas nas mais diversas áreas do conhecimento como também no processo de ensino e aprendizagem, seja na formação do educando como também na formação docente. O artigo é a primeira fase de um estudo que trata o tema, a pesquisa está dividida em três fases, inicialmente a pesquisa bibliográfica, o estudo dos casos com o devido aprofundamento e o resultado do tema na formação docente e discente. O tema é complexo, quando tratamos de tecnologia o campo é vasto, afinal estamos trabalhando em uma área que está em constante mudança e transformação, com inovações e avanços em um ritmo acelerado que exige do pesquisador uma dinâmica para trafegar no passado, no presente e uma visão para entender o que reserva o futuro. As instituições de pesquisa na Europa já tratam sobre o assunto e com um investimento substancial, é importante ampliar as pesquisas no Brasil e suas contribuições no processo do ensino e da aprendizagem, e consequentemente no modelo de gestão nas instituições de ensino. A busca por informações e dados para uma análise que amplie esse campo do conhecimento pode provocar uma inovação e um novo olhar para o docente e sua atuação em sala de aula, como professor, gestor educacional, pesquisador e multiplicador do conhecimento.