Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS DA ÁGUA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação ambiental
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113311
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6336
    "inscrito_id" => 15680
    "titulo" => "CAMINHOS DA ÁGUA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS"
    "resumo" => "A seguinte proposta de Ensino em Educação Ambiental apresenta uma Sequência Didática desenvolvida com as turmas de 6º ano da Unidade Pedagógica Faveira, da Fundação Escola Bosque Prof Eidorfe Moreira, que consistiu em 5 momentos: o estudo da água e sua constituição molecular, com a montagem de moléculas de água utilizando bolinhas de isopor; o estudo sobre a distribuição da água no planeta; a divisão da turma em grupos para a confecção de globos terrestres, a qual contribuiu para a percepção espacial e concreta sobre a distribuição desta substância no planeta Terra; após a confecção do globo, a turma estudou sobre como a evaporação das reservas hídricas de algumas regiões influenciam nas chuvas que caem em outras regiões do planeta em um movimento dos vapores de água dos rios da Amazônia que caem no Cerrado, e assim compreenderem sobre os ciclos da água e os rios voadores; após a compreensão sobre os ciclos da água, foi realizado um momento de discussão sobre como algumas ações humanas contribuem para as alterações de tais ciclos, provocando alterações climáticas e contribuindo com os eventos extremos no mundo; para concluir, a turma apresentou o trabalho estudado durante o evento intitulado “Semana da Terra – plantar no presente para preservar o futuro”."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID15680_TB6336_16062024165401.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEICIANE BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLEICIANE"
    "autor_email" => "gleiciane.silva@escola.seduc.pa.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113311
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6336
    "inscrito_id" => 15680
    "titulo" => "CAMINHOS DA ÁGUA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS"
    "resumo" => "A seguinte proposta de Ensino em Educação Ambiental apresenta uma Sequência Didática desenvolvida com as turmas de 6º ano da Unidade Pedagógica Faveira, da Fundação Escola Bosque Prof Eidorfe Moreira, que consistiu em 5 momentos: o estudo da água e sua constituição molecular, com a montagem de moléculas de água utilizando bolinhas de isopor; o estudo sobre a distribuição da água no planeta; a divisão da turma em grupos para a confecção de globos terrestres, a qual contribuiu para a percepção espacial e concreta sobre a distribuição desta substância no planeta Terra; após a confecção do globo, a turma estudou sobre como a evaporação das reservas hídricas de algumas regiões influenciam nas chuvas que caem em outras regiões do planeta em um movimento dos vapores de água dos rios da Amazônia que caem no Cerrado, e assim compreenderem sobre os ciclos da água e os rios voadores; após a compreensão sobre os ciclos da água, foi realizado um momento de discussão sobre como algumas ações humanas contribuem para as alterações de tais ciclos, provocando alterações climáticas e contribuindo com os eventos extremos no mundo; para concluir, a turma apresentou o trabalho estudado durante o evento intitulado “Semana da Terra – plantar no presente para preservar o futuro”."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID15680_TB6336_16062024165401.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLEICIANE BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GLEICIANE"
    "autor_email" => "gleiciane.silva@escola.seduc.pa.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A seguinte proposta de Ensino em Educação Ambiental apresenta uma Sequência Didática desenvolvida com as turmas de 6º ano da Unidade Pedagógica Faveira, da Fundação Escola Bosque Prof Eidorfe Moreira, que consistiu em 5 momentos: o estudo da água e sua constituição molecular, com a montagem de moléculas de água utilizando bolinhas de isopor; o estudo sobre a distribuição da água no planeta; a divisão da turma em grupos para a confecção de globos terrestres, a qual contribuiu para a percepção espacial e concreta sobre a distribuição desta substância no planeta Terra; após a confecção do globo, a turma estudou sobre como a evaporação das reservas hídricas de algumas regiões influenciam nas chuvas que caem em outras regiões do planeta em um movimento dos vapores de água dos rios da Amazônia que caem no Cerrado, e assim compreenderem sobre os ciclos da água e os rios voadores; após a compreensão sobre os ciclos da água, foi realizado um momento de discussão sobre como algumas ações humanas contribuem para as alterações de tais ciclos, provocando alterações climáticas e contribuindo com os eventos extremos no mundo; para concluir, a turma apresentou o trabalho estudado durante o evento intitulado “Semana da Terra – plantar no presente para preservar o futuro”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.