O texto caracteriza-se como sendo de abordagem qualitativa, pois traz aspectos não passíveis de serem mensurados, mas que, no entanto, pode se constituir como uma importante fonte de reflexão em ciências sociais. Assim, o presente texto traz um relato de experiência desenvolvido no âmbito da disciplina de Estágio de Docência, ofertada na Universidade Federal do Ceará (UFC), Faculdade de Educação, no curso de Doutorado em Educação. No semestre letivo de 2023.2, teve-se como objeto de estágio a disciplina Informática Educativa, de caráter optativo e ofertada a vários cursos da referida universidade; realizada às quintas-feiras no período noturno, pelo curso de Graduação em Pedagogia. Estar integrada à disciplina me oportunizou uma experiência, onde pude dar suporte a alunos de diversos cursos, como também, conhecer mais sobre o processo de informatização das escolas brasileiras e o desenvolvimento de estratégias que utilizam como recursos didáticos o meio virtual. Em retrospecto, considera-se que as produções e atividades elaboradas durante esse período, percebi que minha atuação se deu como um guia, onde em algumas oportunidades pude dar suporte aos discentes, mas também, colaborar com relatos de minha experiência como professora da rede básica de ensino, que vivencia a informática educativa de forma restrita em seu local de trabalho, por defasagens estruturais e também formativas.