O relato visa apresentar a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado II desenvolvido durante o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II e destacar a relevância de serem elaborados diálogos e atividades com intencionalidade pedagógica em aulas ministradas sobre temas de Educação Sexual. As aulas aconteceram em dois dias seguidos, elaboradas nos formatos de aula expositiva dialogada e roda de conversa, consecutivamente. Além do cumprimento das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular-BNCC, de informar e orientar os educandos a respeito de infecções sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos e gravidez indesejada, foi mantida como objetivo principal da iniciativa a ênfase do protagonismo do indivíduo na construção de uma vida sexual saudável, a curto, médio e longo prazos, respeitando suas etapas, prevenindo possíveis danos físicos, emocionais ou sociais futuros. Sendo relevantes, foram inclusas na pauta orientações a respeito de violência sexual em suas nuances, físicas e psicológicas, e aconselhamentos a respeito do que deve ser feito caso violências ocorram. Os alunos mostraram-se receptivos à abordagem e dúvidas foram sanadas a respeito de vacinas, contracepção, gestação, evolução de doenças, relacionamentos fixos e manutenção do uso de preservativos, planejamento familiar, além de ouvirmos relatos da professora regente que somaram às reflexões. Indo além das bases teóricas do livro didático a respeito das infecções, contracepção e gestação, a experiência revelou a relevância do diálogo e das pautas que envolvem a Educação Sexual em sala de aula para a formação de indivíduos saudáveis e sexualmente seguros a partir da informação e do espaço para a conversa em ambiente seguro, mediada por adultos conscientes, onde o tema possa ser tratado com propósito e objetivos educacionais bem definidos.