O período de estudo na Pós-Graduação possibilita, além da titulação, inúmeras possibilidades para os estudantes em formação, os quais usufruem de várias oportunidades formativas relevantes para a formação e atuação profissional. Este estudo, realizado em 2023, buscou compreender as aprendizagens da docência constituídas com amparo na ministração de um minicurso sobre o Estado da Questão em um curso de Pós-Graduação em Educação, no caso, Mestrado. A pesquisa é pautada em um relato de experiência de três professoras da Educação Básica, que, enquanto mestrandas da Universidade Estadual do Ceará (UECE) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ministraram aulas em um minicurso intitulado “Estado da questão: fundamentos e procedimentos para estudantes da graduação” e é um estudo ampliado de um recorte de uma pesquisa apresentada na XVIII Semana Universitária da UECE de 2023. De abordagem qualitativa e do tipo exploratória, utilizou como técnica para produção de dados o relato das experiências dos autores embasada em três questionamentos: Quais são as vantagens de planejar e executar em equipe este minicurso? Que aprendizagens da docência você consolidou com esta atividade formativa? Quais as dificuldades em planejar e executar esse minicurso? Os resultados deste estudo indicam que a possibilidade de atuar com suporte na colaboração de pares em um dado processo formativo e profissional, para produzir e ministrar um minicurso sobre o Estado da Questão, favoreceu que cada formador aprendesse colaborativamente, sanando dúvidas e ampliando o conhecimento sobre o tema abordado, bem como, sobre a docência no Ensino Superior. Essa experiência formativa contribuiu no fortalecimento de aspectos do desenvolvimento profissional docente, em destaque para a formação pedagógica, com expressão para a escolha de conteúdos de ensino e na ação de trabalho em equipe.