DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112641 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5352 "inscrito_id" => 12833 "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA" "resumo" => "O trabalho tem como principal objetivo narrar as práticas pedagógicas de dois professores da rede municipal de Fortaleza a partir de suas vivências no Ensino Remoto Emergencial no ano de 2020 até meados de 2021. Ambos os sujeitos da pesquisa atuam como professores da educação básica municipal de Fortaleza: uma professora da Educação Infantil e um professor do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Busca-se identificar e descrever as práticas e os recursos utilizados por eles, assim como também apontar desafios enfrentados durante este período, como por exemplo, falta de formação continuada em tecnologias educacionais para todos os professores da rede e a desigualdade e escassez de recursos tecnológicos e a falta de internet por parte das famílias das crianças. O relato de experiência traz um diálogo reflexivo entre a percepção dos autores e a literatura existente sobre tecnologias educacionais aplicadas aos desafios da inclusão digital. Foram identificadas como principais estratégias dos professores o uso de aulas assíncronas com contações de histórias, experimentos científicos, oficinas de brinquedos e brincadeiras, uso das ferramentas digitais como Wordwall, Youtube, Google 3D, Google Maps, Google Artecultura, além de grupos de comunicação via whatsapp. Os professores também utilizam como recursos educacionais o uso de sites institucionais da Prefeitura Municipal de Fortaleza como Academia do Professor Darcy Ribeiro. Os professores apontam como recursos indispensáveis para as experiências descritas, um smartphone e uma conexão de internet estável. Conclui-se que a pandemia trouxe inúmeros desafios e mudanças nas práticas dos professores da rede municipal de Fortaleza, exigindo deles uma adaptação do como ensinar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12833_TB5352_23052024181414.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILY VASCONCELOS LIMA SILVESTRE" "autor_nome_curto" => "Camily V. Lima" "autor_email" => "camilylima24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112641 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5352 "inscrito_id" => 12833 "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOCENTES NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA" "resumo" => "O trabalho tem como principal objetivo narrar as práticas pedagógicas de dois professores da rede municipal de Fortaleza a partir de suas vivências no Ensino Remoto Emergencial no ano de 2020 até meados de 2021. Ambos os sujeitos da pesquisa atuam como professores da educação básica municipal de Fortaleza: uma professora da Educação Infantil e um professor do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Busca-se identificar e descrever as práticas e os recursos utilizados por eles, assim como também apontar desafios enfrentados durante este período, como por exemplo, falta de formação continuada em tecnologias educacionais para todos os professores da rede e a desigualdade e escassez de recursos tecnológicos e a falta de internet por parte das famílias das crianças. O relato de experiência traz um diálogo reflexivo entre a percepção dos autores e a literatura existente sobre tecnologias educacionais aplicadas aos desafios da inclusão digital. Foram identificadas como principais estratégias dos professores o uso de aulas assíncronas com contações de histórias, experimentos científicos, oficinas de brinquedos e brincadeiras, uso das ferramentas digitais como Wordwall, Youtube, Google 3D, Google Maps, Google Artecultura, além de grupos de comunicação via whatsapp. Os professores também utilizam como recursos educacionais o uso de sites institucionais da Prefeitura Municipal de Fortaleza como Academia do Professor Darcy Ribeiro. Os professores apontam como recursos indispensáveis para as experiências descritas, um smartphone e uma conexão de internet estável. Conclui-se que a pandemia trouxe inúmeros desafios e mudanças nas práticas dos professores da rede municipal de Fortaleza, exigindo deles uma adaptação do como ensinar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12833_TB5352_23052024181414.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILY VASCONCELOS LIMA SILVESTRE" "autor_nome_curto" => "Camily V. Lima" "autor_email" => "camilylima24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }