A escola pública brasileira é o microcosmo da sociedade global. Com isso, ela se afirma como um ambiente propício para as investigações científicas. A prática docente na disciplina de Sociologia e as interfaces das conflitualidades no cotidiano escolar apontam caminhos significativos de análise. Os processos de reestruturação em relação às demandas da sociedade informacional e tecnológica propõem uma reconfiguração das interações sociais a partir da vivência em redes de comunicação. Esse movimento está atrelado ao desenvolvimento e ao avanço das tecnologias, como também da globalização que orientam as ações e as motivações internacionais. Entretanto, essa esfera revela ampliação das desigualdades e dos conflitos que são refletidos na instituição escola. É necessário pensarmos em estratégias que deem conta dessa realidade em colapso, pois formas tradicionais de administração dos conflitos já não dão conta da complexidade em que a escola pública está inserida. O objetivo desse artigo é analisar a contribuição da pesquisa para formação do professor-pesquisador na área da disciplina Sociologia baseado nas vivências e nas inserções realizadas pelo projeto de ensino “Diálogos Restaurativos”. Este está atrelado à construção de espaços na escola para o diálogo, a escuta ativa e a troca de experiências restaurativas com a utilização da ferramenta dos círculos de paz. Assim, o campo dessa análise é a escola Liceu de Acopiara Deputado Francisco Alves Sobrinho, localizada na cidade de Acopiara-CE. A abordagem metodológica é exploratória e descritiva com o viés qualitativo. A hipótese deste trabalho é que a pesquisa contribui para o desenvolvimento e continuidade da formação docente, bem como o engajamento de forma cooperativa na comunidade educativa, o que favorece a diminuição da evasão escolar e a construção de lideranças saudáveis.