A teoria do construtivismo proposta por Piaget para descrever a capacidade do indivíduo de adquirir conhecimento e designar significado por meio das experiências e interações significativas, onde o aluno é colocado como protagonista na construção do próprio conhecimento. No contexto do ensino médio, onde a matemática muitas vezes é percebida como desafiadora, aplicar os princípios do construtivismo atrelado a um jogo de tabuleiro pode ser especialmente benéfico. Desta forma, visa-se demonstrar como o construtivismo pode ser aplicado de forma prática no ensino médio, especificamente na disciplina de matemática, através do desenvolvimento do jogo de tabuleiro que estimule a participação ativa dos alunos na construção e fortalecimento de conhecimento matemático, promovendo o engajamento e a aprendizagem através da experiência que estimula o pensamento crítico, por meio da resolução de problemas e participação colaborativa entre os alunos. A metodologia adotada inclui uma revisão prévia do conteúdo, seguida pela criação de um jogo de tabuleiro que abrange diferentes temas matemáticos, como arranjo, permutação, combinação e probabilidade. O jogo de tabuleiro foi projetado para estimular a participação ativa dos alunos, permitindo que eles escolham o seu próprio caminho de aprendizado e interajam com os seus colegas, facilitando a assimilação do conhecimento e promovendo o desenvolvimento cognitivo. Os resultados obtidos indicam um aumento na interação dos alunos, com estudantes anteriormente menos participativos se envolvendo maior nas atividades. Além disso, o jogo facilita a avaliação do professor, permitindo uma compreensão mais clara do progresso e das dificuldades individuais dos alunos. Conclui-se que a abordagem construtivista promove uma aprendizagem mais significativa e envolvente, onde o aluno é colocado no centro do processo educacional, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais essenciais.